7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Instituto alagoano consegue 15 milhões para pesquisas da ELA

O montante será investido em testes com tecnologias assistivas; Mil pacientes de Esclerose Lateral Amiotrófica farão parte das etapas de avaliação dos projetos

(*) Patrícia Pacífico

O Hemerson Casado, presidente do Instituto que eleva seu nome, durante a reunião que assegurou recursos para pesquisas no âmbito da ELA.

O presidente do Instituto  Hemerson Casado Gama – o cirurgião cardíaco e paciente de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) Hemerson Casado – e o coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS),  Ricardo Valentim, obtiveram êxito em reunião com o Ministério da Saúde (MS) realizada esta semana.

As entidades apresentaram dois projetos de tecnologia assistiva, o Autonomus e Um Anjo Pra ELA, para o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Marco Fireman, e conseguiram financiamento para testes e aplicação acompanhada da tecnologia em mil pacientes. Quinze milhões de reais serão investidos.

“A princípio, pacientes com ELA serão convocados para a primeira etapa, mas a proposta final é que, quando os resultados das pesquisas estiverem concluídos, as tecnologias sejam incorporadas pelo Sistema Único de Saúde, que disponibilizará gratuitamente para os pacientes de todo o Brasil”, explicou Hemerson Casado.

Autonomus

O Autonomus visa devolver autonomia para pacientes que tenham perdido a capacidade motora. Por meio de uma webcam comum em um computador portátil, o paciente é capaz de falar, trocar e-mails, ler livros, entre outras coisas. O projeto chegou a sua 3º etapa em 2017.

Um anjo para ELA

Já o Um Anjo para ELA tem como objetivo auxiliar cuidadores e profissionais de Saúde no monitoramento da ventilação noturna não invasiva de pacientes com ELA. O projeto consiste em uma arquitetura distribuída com um equipamento para monitoramento dos sinais vitais do paciente, um dispositivo móvel para alertas ao cuidador e um supervisor web para permitir a análise pela equipe de Saúde.

(*) Assessoria