19 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Expresso

IRES recoloca jovem surda no mercado de trabalho de Maceió

Estou muito feliz pela oportunidade e quero que as pessoas saibam que nós surdos queremos trabalhar e ser independentes

Nathália Lopes, agora no mercado de trabalho

A jovem surda Nathália Bezerra Lopes (28) é a mais nova profissional com deficiência contratada por uma rede de supermercado de Maceió.

Ela foi aprovada na seleção de emprego após ser encaminhada pelo setor de Empregabilidade e Inclusão, do Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES), da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE).

Bastante dinâmica Nathália Lopes retorna ao mercado de trabalho após vivenciar outras experiências profissionais. Na ocasião, ela assume a função inicial de embaladora de caixa em um dos supermercados de Maceió.

“Estou muito feliz pela oportunidade e quero que as pessoas saibam que nós surdos queremos trabalhar e ser independentes”, expõe Nathália ao enfatizar a importância do trabalho do IRES para inclusão de pessoas no mercado de trabalho.

“Sempre recomendo aos colegas buscarem apoio no IRES porque a partir das parcerias deles sempre surgem as oportunidades. Além disso é necessário insistir no que nós queremos e nunca desistir”, completa.

Em 2020 o setor de Empregabilidade e Inclusão do IRES inseriu no mercado alagoano 21 profissionais com deficiência.

De acordo com a psicóloga bilíngue do IRES, Aline Trindade, o principal desafio de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é fazer com que a sociedade entenda que mesmo com algumas limitações as pessoas com deficiência são produtivas.

“É necessário ampliar olhar para as pessoas com deficiência e entender que eles são capazes de executar diversas atividades profissionais, contribuindo inclusive para mudança atitudinais dentro do ambiente organizacional, valorizando o respeito à diversidade e inclusão”, diz Trindade.

OPORTUNIDADES – Pessoas com deficiência interessadas em participar de processos seletivos profissionais devem entrar em contato através do whatsapp (82) 9.9602-0710 para serem inseridas no cadastro do IRES.