22 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

JHC lança plano para consolidar Maceió como uma cidade inteligente

Apresentação do Maceió 4.0 ocorreu nesta segunda (21) em evento no Jacintinho

O prefeito de Maceió, JHC, lançou nesta segunda-feira (21) no bairro do Jacintinho, o Plano Maceió 4.0.

O objetivo é integrar projetos de ciência, tecnologia e inovação para transformar a capital em um destino inteligente, alavancando o desenvolvimento humano e econômico e viabilizando a gestão da cidade de maneira compartilhada, participativa e colaborativa.

Com a iniciativa, será possível promover o desenvolvimento da cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas com políticas públicas de modo integrado, transparente e sustentável.

O Plano Estratégico foi construído a partir do estudo e diagnóstico dos conceitos de cidade inteligente, da construção de uma agenda digital para Maceió, da análise estratégica de oportunidades e fraquezas, compondo um relatório da cidade. Ele é noteador pelos propósitos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 das Nações Unidas.

Foi desenvolvido um mapa de diretrizes com os quatro eixos a serem trabalhados pela Prefeitura, sendo: 1) desenvolvimento humano, com foco na melhoria de serviços públicos digitais e valorização da mão de obra local; 2) desenvolvimento econômico, tendo como principal objetivo fomentar negócios locais de forte viés tecnológico e de impacto social; 3) destino inteligente, para tratar dos temas relacionados ao turismo inteligente, cultura e economia criativa, e suas interseções; e 4) gestão compartilhada, participativa e colaborativa, no intuito de incluir o cidadão e as entidades privadas nos processos de decisão para viabilizar a construção de políticas centradas nas necessidades das pessoas.

“Hoje é um dia muito especial, porque, com este plano, reunimos as principais ações da gestão para o desenvolvimento de Maceió. Foram estudados os principais índices e indicadores relacionados às cidades inteligentes, possibilitanto a contrução de ações que ajudem a melhorá-los e que impactem a qualidade de vida da população”, explicou o prefeito, ao destacar que são exemplos de ações concretas previstas pelo plano o Programa Maceió Tá ON e as ações relativas à implantação do 5G, cujo protocolo de intenções foi assinado à semana passada com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

A estratégia de Cidades Inteligentes também visa fortalecer a coordenação de projetos do governo de forma a garantir a sustentabilidade financeira e o equilíbrio fiscal e os direitos iguais aos cidadãos, ampliar o acesso e a integralidade do cuidado e acesso à saúde, além de tornar Maceió uma capital referência em desenvolvimento econômico e sustentável, universalizando o acesso à educação no município com aprendizado e permanência.

Prefeito JHC e o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

Para o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, o Plano será imprescindível  para que o Município acelere os processos de transformação digital.

“O plano reforça o compromisso da atual gestão em resolver os problemas da cidade com medidas modernas, a curto e longo prazo. Além disso, por meio do Plano Maceió 4.0, a gestão pretende inspirar seus servidores a adotarem formas inovadoras de atender à população, com estratégias que utilizem a tecnologia para a compreensão de contextos sociais e, especialmente, que tenham um impacto social positivo”, pontuou Antonio.

O secretário-adjunto de Cidades Inteligentes, Davi Rossiter, explicou que o lançamento trará soluções para impactar a vida dos cidadãos, fazendo da capital alagoana uma cidade não só mais inteligente, como humana. “A estratégia é justamente trabalhar as bases para que a cidade consiga evoluir em questões ligadas a tecnologia, ciência e inovação”, enfatizou.

O plano foi elaborado sem a contratação de assessores externos, exclusivamente pelo corpo técnico do Gabinete de Governança (GGOV) e pode ser acessado aqui: http://pemci.maceio.al.gov.br/