3 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Jó Pereira alerta para necessidade de diálogo entre Estado e municípios contra Covid-19

Jó apelou ainda por aulas virtuais ou outra forma para que os estudantes da rede pública estadual e municipal não sejam prejudicados

Durante a sessão desta quinta-feira (2), na Assembleia Legislativa, quando os deputados voltaram a repercutir as circunstâncias da primeira morte em decorrência do Coronavírus, em Alagoas, a deputada Jó Pereira voltou a falar da necessidade de ações multissetoriais, inclusive na educação, para lidar com a pandemia e os efeitos do isolamento social.

Assim como o pedido de abertura de mesa de articulação entre a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e o governo do Estado, ela também reforçou que é imprescindível organizar melhor o fluxo de atendimento dos pacientes com suspeita da doença na rede pública de saúde.

Jó apelou ainda para que o secretário de Estado de Educação e os secretários municipais avaliem a possibilidade de, assim como começou a ser feito hoje na rede particular de ensino, iniciar aulas virtuais ou viabilizar outra forma para que os estudantes da rede pública estadual e municipal não sofram tanto com a demora na conclusão do ano letivo.

Depois que os deputados Ricardo Nezinho e Silvio Camelo, líder do governo, invocaram o engajamento das prefeituras no combate à pandemia, a parlamentar ressaltou que a pactuação é imprescindível, mas cabe ao Governo do Estado direcionar, organizar e padronizar as regras de atendimento.

“É necessário que o governo, ao definir os fluxos, utilize desses organismos, a exemplo da AMA e do Cosems, que estão fazendo e farão seus papéis, mas primeiro o governo precisa definir… Em uma crise como essa, precisamos ter comando central, do governo federal e do governo do estado, para que os 102 municípios atuem com coerência, padronização de atendimento e regras mais claras”. Jó Pereira, deputada estadual.

Ela seguiu com os elogios à AMA:

“O papel da AMA está sendo feito e foi imprescindível, por exemplo, articulando a bancada federal e junto à liderança do deputado Arthur Lira no Congresso, e ontem foi aprovado na Câmara dos Deputados a suspensão do pagamento da contribuição previdenciária patronal e a garantia a estados e municípios da manutenção dos repasses do FPE e do FPM… Esse é o papel da AMA”. Jó Pereira.

Sobre o protocolo de atendimento, na rede pública de saúde, dos pacientes com suspeita de Covid-19, a deputada alertou que “o primeiro caso que testou o sistema, infelizmente não teve êxito e é preciso aprender com o erro, repetindo o apelo para que os profissionais da saúde sejam priorizados na testagem do Covid-19, conforme requerimento de sua autoria já aprovado na Casa.

Requerimentos

Na sessão, dois requerimentos da parlamentar foram aprovados. O primeiro para que o governador Renan Filho implante um serviço de assistência psicológica aos cidadãos para apoiá-los durante o isolamento social provocado pela pandemia do Coronavírus.

No segundo requerimento, Jó solicitou à presidência da Casa a divulgação, na TV Assembleia, das campanhas de arrecadação voluntária de materiais e insumos, realizadas pelo S.O.S Vergel, do Instituto Manda Ver, e pelo Centro de Recuperação e Educacional e Nutricional (CREN), para apoiar as comunidades mais vulneráveis no enfrentamento ao Covid-19.