20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

José Dirceu tem até às 17h para se apresentar à justiça e ser preso

O ex-ministro está condenado a 30 anos e 9 meses e cumprirá pena em Curitiba, a partir de hoje

Depois de decretar a prisão do ex-ministro do governo Lula, José Dirceu, a justiça determinou que ele tem que se apresentar até as 17h desta sexta-feira, 18, na sede Tribunal Federal em Brasília, onde ele tem residência.

A decisão foi da juíza substituta Gabriela Hardt da 13ª Vara Federal de Curitiba, instância da Justiça responsável pela Operação Lava Jato na capital paranaense. A decisão dela saiu pouco tempo depois do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ter negado o último recurso dele na segunda instância.

José Dirceu: prisão hoje

O ex-ministro deverá ser transferido para o Complexo Médico-Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, assim que se entregar. No TRF-4, Dirceu foi condenado a 30 anos e 9 meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, no âmbito da Operação Lava Jato.

O petista recorria da condenação em liberdade, concedida por habeas corpus. Ele estava solto desde maio do ano passado sob os compromissos de usar tornozeleira eletrônica e de não se ausentar de Brasília. A defesa dele deverá acertar com a Polícia Federal em Brasília os detalhes de sua entrega. A juíza não descarta a possibilidade de Dirceu ser transferido de volta para Complexo Penitenciário da Papuda, para que, no futuro, cumpra o resto de sua pena na capital do país.