13 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Notícias

Julgamento no STF pode livrar Lula da cadeia nesta terça-feira

Segunda turma deve julgar recurso da defesa para libertar ex-presidente

Segunda turma deve julgar recurso da defesa nesta terça

A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta terça-feira, 25, as ações penas do Partido dos Trabalhadores que acusa a imparcialidade do ex-juiz Sérgio Moro no processo que condenou a prisão o ex-presidente Lula.

A expectativa da defesa do ex-presidente é que a corte leve também em consideração no julgamento as revelações feitas pelo The Intercept Brasil, as quais foram vazadas para o mundo inteiro, expondo um suposto “conluio” no processo de condenação do réu, preso na Polícia Federal de Curutiba.

Caso a segunda turma acate o recurso da defesa Lula poderá ser solto e o processo que o condenou deverá voltar à fase de investigação. O recurso apresentado pela defesa alegando imparcialidade de Sérgio Moro no caso foi apresentado ainda no ano passado.

O caso teve inicio de julgamento há seis meses e chegou a ter dois votos contra. O da ministra Carmem Lúcia e do relator, Edson Fachin. Logo em seguida o ministro Gilmar Mendes pediu vistas. Ainda faltam votar, além de Gilmar, o ministro Ricardo Levandowski e o decano Celso de Mello.

Juristas brasileiros que acompanham o processo acreditam que o caso o vazamento das conversas de Moro com Dallagnol no Telegram, podem influir nas decisões de agora, uma vez que fatos novos surgiram no âmbito da operação Lava Jato, apesar da forma como as conversas foram vazadas.

O caso em julgamento programado para o dia 25 abrange tão somente o processo de Luiz Inácio Lula da Silva.