18 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Klever Loureiro dá posse ao secretariado na manhã desta segunda

O jornalista Joaldo Cavalcante deve assumir a Secom e procuradora Samya Suruagy a PGE

O desembargador Klever Loureiro tomou no sábado (02) como novo governador de Alagoas em solenidade realizada no Palácio Floriano Peixoto.

Já hoje, nesta segunda (4), em cerimônia no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, ele empossará os secretários que farão a composição do Governo do Estado até o dia 2 de maio, quando deverá ser eleito o governador tampão, conforme previsão constitucional.

Ele assumirá o cargo, por 30 dias, em decorrência da renúncia do agora ex-governador Renan Filho e após a declinação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Marcelo Victor.

Leia mais: Renan Filho renuncia e diz que seu governo deixa R$ 4 bilhões nos cofres do Estado

Secretários

Entre as mudanças já confirmadas na transição estão a do jornalista Joaldo Cavalcante no lugar do também jornalista Enio Lins, na Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

A procuradora de Estado Samya Suruagy do Amaral assumirá a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), no lugar do procurador Francisco Malaquias. Já Paulo Ferreira Netto assume a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

Saiba mais sobre os novos secretários:

  • Paulo Ferreira Netto é advogado previdenciário militante e já foi superintendente do Instituto Municipal de Previdência Social de Arapiraca (Imprev). É filho do também advogado previdenciário Michel Farias e neto de Paulo da Farmácia, que durante décadas ajudou pessoas – de Arapiraca e de outros municípios – que não tinham dinheiro para uma consulta médica.
  • Samya Suruagy do Amaral é Procuradora do Estado de Alagoas, aprovada em concurso público desde 2003. Com quase 20 anos de carreira, teve destaque ao passar mais de 7 anos como Coordenadora da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios da PGE. Foi professora universitária e de cursos preparatórios para concurso público
  • Joaldo Cavalcante é jornalista, com formação superior em Comunicação Social e pós graduação em Assessoria de Comunicação e Marketing. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas. Ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de Maceió, foi também secretário de Comunicação do Estado por dois governos consecutivos, além de diretor de comunicação do Poder Legislativo de Alagoas.

Já foram nomeados, no sábado, secretários para as pastas que ficaram vagas, com os antigos ocupantes concorrendo a mandatos nas eleições de outubro:

  • Assistência Social (Seades): Paulo Ferreira Neto;
  • Secretaria de Educação (Seduc): José Marcio Augusto;
  • Secretaria de Estado da Saúde (Sesau): André Luiz Avila;
  • Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh): Pedro Lucas;
  • Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur): Ainda sem substituto para Marcius Beltrão.