23 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Blog

Live Por Elas: A entrevistada desta quinta é a deputada Jó Pereira e o tema é a volta às aulas presenciais

Deputada Jó Pereira – foto: Assessoria

Vamos falar do retorno às aulas presenciais!

Depois de 1 ano e meio com as escolas fechadas, por causa da pandemia, e com as aulas funcionando em ambiente on-line, a rede pública de ensino reabre no próximo dia 15, nesse mês de agosto, para receber alunos e professores em salas de aula presenciais. 

De março de 2020 para cá, são 18 meses de distanciamento social; de ensino virtual. Professores e pais tiveram que se adaptar a uma nova realidade escolar: cada um na sua casa, compartilhando dificuldades e desafios. 

Nesse meio tempo, muita coisa aconteceu. A Covid-19 matou mais de 5.700 alagoanos e alagoanas. Os números estão baixando, mas ainda assustam. Os leitos hospitalares estão descongestionando aos poucos, mas o coronavírus ainda está no ar.  Somando-se a isso, em vários bairros de Maceió, um fenômeno de afundamento de solo provocado pela exploração do sal-gema obrigou milhares de alunos, professores, funcionários e escolas a mudarem de endereço, impondo uma nova reorganização na vida pessoal e escolar de cada um. 

Em contrapartida, a vacina contra a Covid avançou e já alcançou grande parte da população acima dos 30 anos e algumas categorias profissionais consideradas prioritárias, entre elas os profissionais de educação. Mas os estudantes continuam vulneráveis. Para eles, a vacina ainda não chegou.

O que está sendo feito para que esse retorno seja seguro? Quais os critérios e prioridades para o retorno presencial de educadores e alunos às salas de aula? Existe alternativa para pais e estudantes que não querem correr o risco? Como ficam os alunos que, nesse período, perderam sua referência escolar?

Esse é o assunto da live desta quinta-feira (29), do blog Por Elas, no instagram @Eassimnotícias. Vamos conversar com a deputada Jó Pereira, presidenta da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Alagoas.

A entrevista começa às 20h, e vocês são nossos convidados e convidadas.