Luciano Barbosa – o maior líder do Agreste e suas três opções para o governo de Alagoas

Emedebista, grande amigo do senador Renan consolida Arapiraca com apoio das forças governistas

Enquanto amplia marcas de sucesso e conquistas em Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa observa e analisa com serenidade o processo sucessório alagoano, sem antecipar escolha entre Renan Filho, do MDB (seu partido) e João Henrique Caldas, do PSDB.

Nenhuma definição até aqui, verdade, mas com alguns recados e sinalizações capitados por observadores mais atentos…

Com brilhante carreira política – foi secretário estadual dos Transportes, ministro da Integração Nacional, secretário estadual  da Educação, vice-governador de Alagoas e hoje comanda a Prefeitura de Arapiraca pela quarta vez – o engenheiro civil Luciano Barbosa não demonstra pressa para tomar um rumo.

Mas sua trajetória permite visualizar o que pode significar natural inclinação: mantém sólida e construtiva amizade com Renan Calheiros desde que se filiou ao então PMDB, em 1993, até os dias atuais em que pontifica como figura proeminente do MDB presidido, aqui no Estado, pelo senador que busca seu sexto mandato consecutivo. Uma breve saída, sim, mas com imediato retorno.

Ora, qualquer (e)leitor está se perguntando: emedebista de carteirinha, aliado e velho amigo do senador Renan, por que Luciano ainda não declarou apoio a Renan Filho para governador?

Para quem não sabe, reflexos de um incidente. Nos idos de 2020, uma questão pessoal interrompeu a relação política e de amizade entre os dois, quando Luciano era vice-governador e Renanzinho chefiava o Poder Executivo de Alagoas.

Com o passar do tempo, a situação foi mudando, Luciano deixou o governo, elegeu-se prefeito de Arapiraca e manteve sua parceria com o senador Renan Calheiros.

Nos últimos anos, junto com o governador Paulo Dantas, tanto Renan pai quanto Renan Filho, este como ministro dos Transportes, apoiaram fortemente o prefeito Luciano Barbosa viabilizando grandes investimentos em Arapiraca, com destaque para avanços na saúde, educação, infraestrutura e melhoria da mobilidade urbana mediante, dentre outros projetos, a implantação de um sonhado VLT (Veículo Leve sobre Trilhos – ou transporte coletivo de cidade grande).

Com a pré-campanha em andamento, e mesmo sem declarar apoio a Renanzinho, Luciano já tem, contudo, posição firmada: está  fechado com Lula para presidente e com Renan Calheiros e Arthur Lira para as duas vagas de senador.

Em relação ao governo alagoano, nada ainda, mas são três as possibilidades:

▪️︎ Marchar com Renan Filho, assumindo uma postura absolutamente natural.

▪️︎ Apoiar João Caldas, o JHC, apostando no imponderável.

▪️︎ Não manifestar apoio a nenhum deles. Nessa hipótese, poderia anunciar: ‘Estarei pronto para me relacionar bem com quem vencer a eleição’.

Não obstante, quem enxerga o cenário fazendo tal avaliação, sabe também que Luciano é um político experiente, terá ainda mais de dois anos como prefeito – após as eleições – e obviamente sabe com qual grupo no poder ele poderá contar e contar muito mais, como por sinal vem contando.

Quanto à tendência do confronto sucessório, os rumos do processo estão aos poucos se definindo.

O ex-prefeito JHC saiu da ‘euforia festiva’ de sua despedida como prefeito de Maceió e desde então passou a sentir os efeitos negativos dos problemas deixados por sua gestão (tema para uma próxima abordagem).

Por sua vez, livre dos encargos de ministro de estado, Renan Filho entrou com tudo no clima de pré-campanha, ‘tirou o atraso’, empatou com o ex-prefeito nas intenções de voto e já tem pesquisa (a do Instituto Vox Brasil, por exemplo) que o mostra liderando a preferência do eleitorado.

E ninguém se iluda: Luciano Barbosa está acompanhando atentamente e analisando passo a passo todo o desenrolar do processo eleitoral em curso.

Além disso, somando tudo – e independente de manifestações públicas – amigos, eleitores e seguidores do prefeito arapiraquense terão noção própria e exata do caminho que deverão trilhar no espaço da batalha sucessória estadual.

ÚLTIMAS
ÚLTIMAS