20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Lula e Xi Jinping assinam nesta sexta-feira 20 acordos comerciais

Os dois líderes vão se encontrar no Grande Palácio do Povo chinês

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento em Xangai. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Cerca de 20 acordos comerciais entre o Brasil e a China já foram assinados pelos dois países na visita atual da comitiva brasileira.

Nesta sexta-feira, 14, o presidente Lula tem encontro marcado com o líder chinês, Xi Jinping, em Pequim.

A reunião está marcada para o Grande Palácio do Povo, seguida de um encontro restrito e uma cerimônia de assinatura de atos e referendos dos 20 acordos entre os dois países.

O presidente brasileiro terá ainda uma agenda com Zhang Zhigang, presidente da State Grid, companhia de eletricidade chinesa. Os compromissos incluem, ainda, reuniões com o presidente da Assembleia Popular Nacional da China, Zhao Leji; com representantes da Federação de Sindicatos de Toda a China; e com o primeiro ministro da China, Li Qiang.

A comitiva liderada por Lula também esteve em Xangai. Lá o presidente participou da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff no Novo Banco de Desenvolvimento, instituição dos Brics. Em seguida visitou o centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa de tecnologia Huawei. A multinacional chinesa é uma das maiores do ramo de tecnologia e comunicações e está entre as 10 marcas mais valiosas do mundo. Segundo o ranking da Global 500 de 2022, é avaliada em US$ 71,2 bilhões.

Com a presença do chairman da Huawei, Liang Hua, a comitiva presidencial foi recebida com um painel contendo informações sobre a presença da empresa chinesa no mercado brasileiro, incluindo os setores de 5G, telemedicina, educação e conectividade. A multinacional tem parceria com todas as operadoras de comunicação do Brasil na implantação da tecnologia 5G e atua no país há mais de duas décadas.