28 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Lula faz caminhada hoje ao lado de Dantas, com PT temendo desgaste após ação da PF

Bolsonaristas têm explorado o fato para atacar o petista nas redes sociais por caminhada com governador afastado pelo STJ

A campanha de Lula decidiu manter a agenda do petista em Maceió marcada para hoje. Até houve debate sobre suspender o evento que teria a presença do governador Paulo Dantas (MDB), alvo de uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (11) e afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas a programação foi mantida.

O site oficial do presidente confirma o ato hoje, às 16h, ao lado de Dantas em cainhada pela capital de Alagoas, com concentração na Praça dos Martírios em caminhada até a Praça Marechal Deodoro. Antes, o petista estará às 11 com o senador Rogério Carvalho (PT), candidato ao governo de Sergipe, em caminhada em Aracaju.

Leia mais: STJ nega prisão de Dantas e ministros do STF veem tentativa de interferência nas eleições

PT

O comando da campanha, no entanto, teme que o ato em Maceió provoque desgaste à imagem do petista após o governador do Estado, Paulo Dantas, apoiado pelo PT, ser afastado do cargo pelo STJ.

Lula está disposto a manter o compromisso por considerar que houve abuso das autoridades que apuram o caso, segundo aliados. Mas petistas temem que o presidenciável se envolva em uma disputa local entre os principais atores da política alagoana: Renan Calheiros (MDB), que apoia Dantas, e Arthur Lira (PP), acusado pelo adversário de manipular a Polícia Federal.

A própria presidente do PT, Gleisi Hoffman, afirmou que a ação a 19 dias do segundo turno “cheira a manipulação”.

A previsão de aliados de Lula é a de que Dantas participe dos eventos em Maceió, assim como Calheiros e Renan Filho, senador eleito.

Leia mais: Renan Calheiros diz que Lira sonha com a Gestapo na PF em Alagoas

Bolsonaristas têm explorado o fato para atacar Lula nas redes sociais. A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) publicou nesta quarta (12) foto do petista ao lado de Dantas e um recorte de notícia sobre a operação da PF. “Essa é para você que vive fazendo o L!”, escreveu.

Para aliviar as repercussões negativas do caso sobre a reputação de Lula, uma gravação que seria feita pelo petista junto com Dantas na última terça-feira (11) para o programa eleitoral foi cancelada. O governador estava em São Paulo quando a operação foi deflagrada.