17 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Maceió Rosa: campanha realizou mais de 1.200 atendimentos a mulheres na capital

Serviços de saúde e encaminhamentos de mamografias foram disponibilizados em diferentes pontos da cidade

Com ações de orientação e serviços descentralizados, a Campanha Maceió Rosa 2020 conscientizou e facilitou o acesso à saúde pública. Durante o mês de outubro, as maceioenses conheceram mais sobre o câncer de mama, suas formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce. Mais de 1.200 atendimentos foram realizados em seis bairros da capital.

Desde 2014, o município promove, nos equipamentos da saúde pública e assistência social, o autocuidado e o rastreamento para detecção da doença. Este ano, o Dia D do Maceió Rosa encaminhou mais de 300 mulheres para fazer a mamografia. As ações foram realizadas na Levada, Pitanguinha, Benedito Bentes, Feitosa, Guaxuma e Centro.

Marina Toledo, assessora especial de Políticas Sociais da Prefeitura. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Segundo a assessora de Políticas Sociais do Município e coordenadora do Maceió Rosa 2020, Marina Toledo, realizar a campanha em meio a uma pandemia não foi tarefa fácil.

“Quando começamos a programar tudo tivemos que pensar em como levar informações e serviços sobre o câncer de mama sem ir de encontro a todas as medidas sanitárias de combate à Covid-19. Foi muito complicado, mas precisávamos falar com elas. Tendo em vista que a medida profilática de combate ao novo vírus foi o distanciamento, o isolamento já esperávamos uma redução no número de mamografias, relacionados a outros anos. Por isso estudamos bastante para encontrar uma forma de levar essas guias, encaminhamentos e a conscientização para que elas procurem realizar a mamografia”. Marina Toledo.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde levaram serviços de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, aferição de pressão e teste de glicemia, além de fornecer encaminhamentos para fazer mamografia para terminais rodoviários, Centros de Referência e Especializados de Assistência Social (Cras e Creas), academias do município e o Calçadão do Comércio, onde ocorreu o Dia D da campanha.

Aconteceram também bate-papos online sobre o assunto. Levar os serviços e atendimentos para próximo da população e em espaços abertos foi uma alternativa encontrada.

“Os dados da doença são realmente assustadores e estimular essas mulheres a fazer exames preventivos é fundamental. Conseguimos distribuir várias ações ao longo do mês. As maceioenses tiveram acesso a equipamentos e espaços públicos que ofereciam esses encaminhamentos, além das unidades de saúde. Tivemos ações nas academias, no Centro, no Cras, nos Creas. Dessa forma conseguimos pulverizar essa distribuição de guia sem aglomerações, respeitando as recomendações da pandemia”. Marina Toledo.

Autocuidado

Quem já enfrentou a doença sabe o quanto é importante conhecer e tocar o próprio corpo. Este trabalho de conscientização é reforçado pelas instituições Casa Rosa e Grupo Mama Renascer, parceiras do Município na campanha.

Mhyrta Melo, coordenadora da Casa Rosa, descobriu o câncer na mama aos 31 anos e faz questão de ressaltar como o autoexame foi fundamental para o tratamento e a cura.

“Em uma das vezes que fiz o autoexame senti um nódulo pequeno que quando eu apertava ele fugia, saia. Já tinha ido ao médico, e durante a ultrassonografia, insisti para médica encontrar esse nódulo, pois como era pequeno toda vez que ela passava o aparelho ele saia do lugar. Em cerca de dois meses esse nódulo triplicou de tamanho, de 1.8 foi para 7. Dia 9 de agosto, quatro dias depois do meu aniversário de 31 anos, eu recebi o diagnóstico. Foram 16 sessões de quimio, fiquei careca, passei por todo processo, fiz a mastectomia. Claro que ficamos com medo, a gente chora, se apavora e a família é um elo muito forte nesse processo”. Mhyrta Melo.

Maceió Rosa 2020

Em 2020, o Maceió Rosa trouxe o coração rosa posicionado no centro de uma representação visual com a mensagem “O cuidado é transformador”, circundada por três frases incentivadoras – “Cuide de seu corpo”, “Faça sempre seus exames” e “O autoexame faz a diferença”.

Juntas, em formato circular, as mensagens, com o coração ao centro, remetem ao formato da mama, ressaltando que o autocuidado é o que impulsiona a atenção à saúde da mulher e durante o mês de outubro, especialmente, o cuidado com as mamas é o foco principal dessa atenção.