15 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Maceió sedia 45º Encontro Nacional dos servidores dos Legislativos

Evento, que segue até a próxima sexta-feira, 8, é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Legislativo de Alagoas

A Assembleia Legislativa de Alagoas sediou nesta quarta-feira, 6, a abertura do 45º Encontro Nacional da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale).

O evento, que segue até a próxima sexta-feira, 8, é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Legislativo de Alagoas (STPLAL). No primeiro dia do encontro foi realizada uma sessão solene de abertura, com o registro da foto oficial, e um pinga-fogo, momento em que os representantes das entidades filiadas falaram sobre a realidade de cada Assembleia, seus problemas e suas conquistas.

Na ocasião, foi constituída uma comissão para elaborar a Carta de Maceió, além de uma reunião da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, no Hotel Ponta Verde, em Maceió.

Dentre as atividades previstas para o evento constam o curso de Formação Sindical com o tema: Desafios do Sindicalismo Pós-Reformas, bem como reuniões do Conselho de Representantes para a aprovação da Carta de Maceió e para a apresentação e aprovação de moções. O restante da programação se desenvolve no auditório do Hotel Ponta Verde.

O presidente da Fenale, José Eduardo Rangel, disse que um dos principais objetivos do evento será a troca de informações entre os membros de todos os Legislativos.

“Essa é mais um oportunidade de unir representações dos Legislativos de todo o País. Aqui vamos trocar experiências vividas nas nossas bases de atuação e fazer um trabalho de fortalecimento dos serviços e dos servidores públicos”.

Rangel destacou ainda que a Fenale é presente em todos os Estados e defende um serviço público cada fez mais eficiente e de qualidade para a sociedade.

“Nossa bandeira é sempre o fortalecimento da categoria, mas, neste momento, estamos enfrentando algumas propostas no Congresso Nacional, que impactam diretamente as carreiras dos servidores públicos. Por isso defendemos a estabilidade, a promoção apenas por mérito e o concurso público”.

O presidente da STPLAL, Henrique Lopes, lembrou a relevância do encontro para os servidores dos Legislativos e deu boas-vindas aos representantes dos outros Estados, que vieram a Alagoas.

“É uma alegria imensa receber pessoas das cinco regiões do País em nossa cidade. Este evento é de grande interesse, porque os servidores poderão adquirir conhecimento do que se passa nas outras Casas Legislativas. Além disso, incrementamos a programação com cursos e palestras para quem estiver participando”.

O presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa de Alagoas, Eduardo Fernandes, destacou a realização do 45º Encontro Nacional da Fenale em Alagoas.

“O evento vai nos apresentar todas as novidades das outras assembleias e também quais projetos de lei estão tramitando tanto no Congresso Nacional, quanto nas Casas Legislativas. Isso irá permitir a união de todas as reivindicações e bandeiras de lutas”.

Ressaltando a importância dos eventos da Fenale, que conseguem unir servidores de todo o País, a representante do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Legislativo de Roraima, Sônia Lúcia, lembrou o quão salutar é participar da programação, “porque nestes momentos os servidores dos Poderes Legislativos podem trocar experiência, com o objetivo de fortalecer e valorizar a categoria”.

Confira a programação dos últimos dois dias:
Dia 07/07 – quinta-feira
Manhã:
9:00 horas – Curso de Formação Sindical: Desafios do Sindicalismo Pós-Reformas. Local: Hotel Ponta Verde.
12 horas – Almoço.
Tarde:
13:30 horas – Curso de Formação Sindical: Desafios do Sindicalismo Pós-Reformas. Local: Hotel Ponta Verde.

Dia 08/07 – sexta-feira
Manhã:
9:00 horas – Reunião do Conselho de Representantes. Local: Hotel Ponta Verde.
a) Credenciamento de delegados (as);
b) Leitura e aprovação da Ata da reunião anterior;
c) Apresentação e aprovação Relatório de Atividades do período;
d) Apresentação e aprovação das Contas e Parecer do Conselho Fiscal.
12 horas – Almoço.
Tarde:
13:30 horas – Reunião do Conselho de Representantes. Local: Hotel Ponta Verde.
a) Aprovação da Carta de Maceió;
b) Apresentação e aprovação de Moções;
c) Assuntos gerais.
17 horas – Entrega dos certificados e encerramento. Local: Hotel Ponta Verde.