29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Mais 30.900 doses da vacina Pfizer pediátrica chegam a Alagoas

Após o desembarque, os imunizantes foram armazenados na sede do PNI/AL

Alagoas recebeu mais uma remessa do imunizante Pfizer Pediátrico para prosseguir com a vacinação infantil contra a Covid-19. O novo lote, enviado pelo Ministério da Saúde (MS), conta com 30.900 doses e chegou ao Estado nesta quarta-feira (2).

Após o desembarque, os imunizantes tiveram a temperatura aferida, foram contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI), em Maceió.

A retirada das vacinas, por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), acontece somente depois que a solicitação for oficializada por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES).

Também é necessário realizar o agendamento prévio nas Centrais de Distribuição, conforme acontece desde 19 de janeiro do ano passado, quando o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 chegou a Alagoas.

A vacina Pfizer Pediátrica tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para a população adulta. A tampa do frasco do imunizante é na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão os pequenos para serem vacinados.

Após receberem a vacina, as crianças devem permanecer no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos, para que sejam observadas durante esse período.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina para crianças de cinco a 11 anos é de oito semanas. E as crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose, devem permanecer com a dose pediátrica do imunizante.