26 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Mais de 17 mil pessoas ainda não tomaram 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Maceió

Atualização do número de pessoas que estão com o esquema vacinal em atraso mostra quatro mil faltosos a mais que na semana passada

Em um novo levantamento de dados realizado na segunda-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde identificou 17.340 pessoas em Maceió que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19, e consequentemente, não completaram o esquema de imunização.

O número representa 9% de faltosos e gera um aumento expressivo de mais de 4.000 pessoas em relação à última análise, feita há uma semana, que apontava 13.247 pessoas com atraso no calendário.

Do total de faltosos, 4.557 não concluíram a imunização com a vacina Coronavac e 12.783 não voltaram para tomar a Astrazeneca. A análise considera apenas o município de aplicação Maceió.

“É importante ressaltar isso porque alguns destes usuários podem ter recebido a segunda dose em outras localidades”. Fernanda Rodrigues, diretora de Vigilância em Saúde.

Segunda dose da vacina contra a Covid-19 é necessária para controle da pandemia. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió orienta as pessoas que estão atrasadas a buscar um ponto de vacinação para completar o calendário.

“A gente reforça o chamamento para a necessidade de as pessoas se vacinarem, sobretudo as que precisam tomar a segunda dose. Completar o ciclo de imunização é fundamental para garantir a segurança sanitária da própria pessoa, dos amigos e do ambiente de trabalho. Fica aqui esse apelo para que Maceió continue dando exemplo de eficiência em vacinação ao Brasil”. Claydson Moura, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada da Covid-19.

Os dados que apontam para o atraso no calendário de vacinação são coletados por meio da plataforma de dados abertos da vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (base de dados 08/08/2021). De acordo com a plataforma, a série de faltosos mostra oscilação entre 7% e 8% proporcionalmente ao número de pessoas que tomaram a primeira dose.

Claydson Moura ressalta que completar o ciclo de imunização contra a Covid-19 é fundamental. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Agendamento em 20 unidades de saúde

Para tentar reduzir o número de faltosos a Prefeitura de Maceió ampliou os pontos de vacinação por agendamento para a segunda dose da vacina. Por meio do site vacina.maceio.al.gov.br, os maceioenses podem agendar a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em uma das 20 unidades de saúde que disponibilizam o imunizante exclusivamente para este público.

No momento, maceioenses de 22 anos se vacinam hoje contra Covid-19.