16 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Mais de 4.300 pessoas deixaram de tomar a 2ª dose da vacina em Maceió

Um dos principais motivos para o não comparecimento no intervalo correto é o acometimento dessas pessoas por outras doenças

Posto de vacinação do Maceió Shopping. Foto: Secom/Maceió

De acordo com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 4.332 pessoas não compareceram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Maceió.

Do total de 36.665 que deveriam ter comparecido aos postos até esta segunda-feira (5), 32.333 foram imunizados. Esse número representa 12% de abstenções.

Segundo Fernanda Rodrigues, diretora de Vigilância em Saúde da SMS, um dos principais motivos para o não comparecimento no intervalo correto é o acometimento dessas pessoas por outras doenças, que impedem a continuidade da vacinação, ou mesmo ausências não justificadas.

“É importante tomar a segunda dose da vacina para garantir a imunização completa, pois só assim o sistema imunológico estará pronto para combater a infecção. Os maceioenses que ainda não tomaram a segunda dose, e que já estão no período, devem comparecer aos locais de vacinação”. Fernanda Rodrigues.

A Capital conta com oito locais de vacinação: os drive-thrus no estacionamento de Jaraguá e na Justiça Federal (Serraria) e os pontos fixos no Papódromo (Vergel do Lago), nos Shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio, nas praças Padre Cícero (Benedito Bentes) e do terminal de ônibus do Osman Loureiro, e, ainda, na área externa do Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho).

Índices de vacinação

Até esta segunda-feira (5), Maceió vacinou 157.166 pessoas, entre idosos, idosos acamados e em instituições de longa permanência, além de trabalhadores de saúde e pessoas institucionalizadas.

Do total, 123.627 com a primeira dose, e 33.539 com a segunda dose (D2), estes concluindo o esquema de imunização.