18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Marcelo Beltrão pede apuração de fake news e de mensagens em massa na eleição de Coruripe

Deputado destacou que foi vítima dos dois crimes e rque o seu filho de sete anos recebeu uma mensagem com disparo em massa

O candidato a prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão (PP), acompanhou a reunião promovida ontem (4) pelo Tribunal Regional Eleitoral para discutir o planejamento da segurança nas eleições.

O deputado aproveitou as autoridades presentes para solicitar a investigação das fake news e dos disparos de mensagens em massa no município de Coruripe, práticas vedadas pela legislação.

Em sua fala, Marcelo destacou que foi vítima dos dois crimes e recordou que o seu filho, de apenas sete anos, recebeu uma mensagem com disparo efetuado em massa com uma notícia falsa a seu respeito.

“Nossa candidatura não se opõe a ninguém, a nenhuma pessoa. Nossa candidatura tem proposições de acordo com o que achamos correto para Coruripe. Nós estamos sofrendo uns ataques desconhecidos e eu gostaria de aproveitar desse momento para pedir que investiguem de onde estão saindo esses vídeos produzidos para prejudicar a minha imagem, a imagem da minha família”. Marcelo Beltrão.

Marcelo aproveitou o momento e falou sobre o caso da mensagem encaminhada indiscriminadamente para o celular do seu filho, de apenas sete anos.

“Eu gostaria de dizer aos senhores e senhoras, não sei de onde veio, qual foi a origem, não quero aqui apontar responsabilidade, mas um dos disparos chegou ao telefone do meu filho de sete anos, que me ligou chorando, pedindo para ‘que esses homens maus parassem de falar do meu pai’. Eu não me utilizei de nenhum pré-requisito para apelar para isso. Deste modo, gostaria de aproveitar as autoridades competentes para que possam descobrir a origem desses fatos”. Marcelo Beltrão.

A reunião contou com representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público, Polícias Federal, Civil e Militar, Conselho Estadual de Segurança.

O desembargador Otávio Leão Praxedes, que representou o TRE, a escolha de Coruripe para sediar a reunião já foi com base em relatórios de inteligência que demonstram que o município pode ser um dos quais crimes eleitorais possam ocorrer.

“Tomamos conhecimento pela inteligência que em 10 municípios poderia acontecer atos de violência e um deles é Coruripe. Queremos registrar que o sistema eleitoral estar firme e alinhado a todas as forças e Segurança e Justiça. Queremos ainda pedir que as coisas aconteçam dentro da paz e da normalidade para que nada disso aconteça e se acontecer haverá punição com rigor”. Otávio Leão Praxedes, desembargador.

Além de Coruripe, outros nove municípios deverão contar com reforço do aparato de segurança pública para a eleição deste ano, são eles: Jequiá da Praia, Major Izidoro, Batalha, Matriz de Camaragibe, Olivença, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, Junqueiro e Rio Largo.