20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Médicos vão analisar se Bolsonaro faz ou não nova cirurgia em São Paulo

Quadro clínico do presidente inspira cuidados

Bolsonaro passará por novos exames para saber se fará nova cirurgia

O presidente Jair Bolsonaro será levado para São Paulo para realizar novos exames para definir se há necessidade de uma cirurgia de emergência. A informação foi divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), por meio de nota, nesta quarta-feira (14/7).

De acordo com o texto, o médico Antônio Luiz Macedo, que operou o presidente quando ele sofreu uma facada em 2018, constatou uma obstrução intestinal e decidiu pela transferência do presidente. O cirurgião veio de São Paulo para avaliar o quadro do chefe do Executivo.

O quadro clínico do presidente inspira cuidados e chama atenção dos médicos. Ele deu entrada com fortes dores abdominais no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e logo se suspeitou da obstrução. Caso seja realizado procedimento cirúrgico, será o sétimo a que o presidente é submetido após atentado a facada, em setembro de 2018.

Bolsonaro deu entrada no HFA (Hospital das Forças Armadas) na madrugada desta 4ª feira (14.jul) com dores abdominais e realizou exames para investigar a origem de uma crise de soluços. O presidente está com dificuldade para falar há 12 dias por causa do problema.

O presidente passou a manhã sob observação e passou por exames. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, veio ao para visitar o chefe do Executivo por volta de 14h40. Mais cedo, Bolsonaro também recebeu a visita dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).