16 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Cinema

Megatubarão é a única estreia dos cinemas em Maceió

Jason Statham é um mergulhador que precisa lidar com um megalodon, tubarão pré-histórico gigante que pensavam estar extinto

Spielberg, dentro de seu grande sucesso

Em toda a história do cinema, apenas um filme de tubarão é relevante, e leva exatamente o nome do animal do título: Tubarão. Lançado em 1975 e dirigido por Steven Spielberg, o longa, que no original seria traduzido literalmente para “mandíbulas”, foi o primeiro grande sucesso do verão americano. Razão, pela qual, as produções de maior bilheteria são lançadas entre abril e julho no país de Trump.

Mas, com tubarões, parou por aí. A franquia teve três sequência, completamente descartáveis. O primeiro foi bem produzido, tinha personagens carismáticos e era simplesmente mais que ataque de tubarões – tão intensos que, desde então, Spielberg se sente culpado pelo ódio que a humanidade tem destes peixes.

Anualmente, até vacas matam mais que tubarões em todo mundo. Isso mesmo. Apesar de em praias como Recife ataques serem constantes, os peixes não estão nem aí pra nossa carne. Apesar dos avisos de perigo, banhistas insistem em ir para lugares perigosos. É o predador mais evitável possível: não entre na água. No mundo, 10 pessoas morrem todos os anos por tubarões. Vacas matam mais de 100.

Apesar disso, desde 1975, Hollywood insiste em emplacar filmes com estes animais do mar, com premissas cada vez mais ridículas. A mais notória é a franquia Sharknado, que tem os animais sendo jogados em terra firme contra as vítimas, impulsionados por tornados. Acredite, é mais ridículo do que parece, pois a história tem motosserras, conspirações presidenciais e até viagens no tempo.

Não tão ridículo, mas incrivelmente clichê, tem o lançamento desta semana nas salas de Maceió: Megatubarão. Com Jason Statham, o astro careca de filmes de ação como Velozes e Furiosos ou Mercenários, o filme trás um grupo de pesquisadores marinho descobrindo e tentando sobreviver/aniquilar um megaladon, um animal pré-histórico que achavam estar extinto.

Com ação exagerada, parece um bom passatempo para quem quer se entreter sem pensar muito. Mas se não assistiu as demais opções em outras salas, vale dar uma conferida. Megatubarão é mais uma tentativa equivocada que Hollywood vem tentando fazer desde 1975: não há outros filmes bons com ataque de tubarão. Qualquer coisa, o trailer pode tirar suas dúvidas:

Nas salas do Maceió Parque ShoppingMaceió Shopping e Shopping Pátio Maceió.