20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Michelle é lançada presidente do PL Mulher, com Bolsonaro em vídeo e sem Flávio no evento

Fugido do Brasil, ex-presidente participou por vídeo conferência

Michelle Bolsonaro assumiu hoje (21) o posto de presidente do PL Mulher em uma cerimônia marcada por mais falas de políticos homens do que de mulheres.

O evento foi iniciado com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que participou de maneira remota, pois saiu fugido do Brasil antes do término de seu mandato. Carla Zambelli (PL) . Ela está afastada tratando uma úlcera gástrica. Flávio Bolsonaro, senador desafeto da madrasta, no entanto, não ficou no evento todo.

Flávio foi um dos primeiros a chegar ao espaço e recepcionou Michelle no Hípica Hall. No entanto, foi embora bem antes do início do evento. Eduardo Bolsonaro, filho 03, estava presente, e quando teve oportunidade, citou Nicolas Ferreira (MG). “Deputado Nikolas agora vai definir o que é uma mulher”.

Foram cinco discursos de homens e apenas dois de mulheres. Além de Bolsonaro, discursaram antes de Michelle quatro homens: o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto; o líder do PL na Câmara, Altineu Cortes (RJ); o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello; e o senador Magno Malta (ES).

Irritação de Valdemar

O cerimonial iniciou um vídeo com tradução simultânea em libras. Michelle se incomodou com o barulho no salão e pediu para que a apresentação fosse reiniciada porque achou que as pessoas não estavam prestando atenção.

Valdemar reclamou para assessores sobre o atraso no início do evento. “Não precisa, ninguém vai ouvir”, disse o presidente do PL ao assessor. Ao ser informado de que era um pedido de Michelle, ele suspendeu a reclamação.

imagem: Natanael Alves – Ascom/PL

Mulher

Michelle disse querer percorrer “cada município e cada estado” para discutir a necessidade da mulher. Ela defendeu que as mulheres não devam escolher entre seguir uma carreira ou dar atenção à família e pediu por uma maior participação feminina na política.

A ex-primeira-dama prestou homenagens a políticos, representantes da igreja e da comunidade surda, encerrando com discurso com “Deus, pátria, família e liberdade”, slogan utilizado pelo seu marido, Jair Bolsonaro.