8 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Moro já admite participar do próximo governo

Poderá assumir o Ministério da Justiça ou cadeira no STF

“Tudo depende de conversar para ver se há convergências importantes e divergências irrelevantes”, o juiz federal Sergio Moro, ao jornal “O Estado de S. Paulo”, sobre o convite feito de forma pública e abertda de Jair Bolsonaro (PSL).

O magistrado responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância admitiu que poderá assumir o Ministério da Justiça ou mesmo o STF. Marco Aurélio Mello e Celso de Mello completarão 75 anos de idade em 2021, sendo aposentados de forma compulsória.

Em comunicado distribuído à imprensa na terça-feira (30), Moro disse que ficava “honrado com a lembrança” para assumir o ministério ou integrar o STF. “Caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão”. Caso aceite ser ministro do governo de Bolsonaro, Moro deverá pedir exoneração do cargo de juiz federal ou pedir sua aposentadoria.

Lula

Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá usar um eventual convite de Bolsonaro a Moro para reforçar, no exterior, a tese de parcialidade do magistrado.Em julho de 2017, Moro condenou Lula à prisão no processo do tríplex.

Sua sentença, confirmada em segunda instância, tirou o petista da disputa pelo Planalto. O ex-presidente e seus advogados sempre sustentam que o processo é uma perseguição política.