17 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Morre a atriz Cláudia Jimenez, aos 63 anos

Cláudia Jimenez atuou como atriz muito competente em diversas novelas da Rede Globo

Cláudia Jimenez morre aos 63 anos

A atriz Claudia Jimenez morreu na manhã deste sábado (20/8), aos 63 anos, no Rio de Janeiro. A artista estava internada em um hospital na zona sul da cidade. A causa da morte não foi divulgada pela família.

Nos últimos anos, a atriz passou por uma série de cirurgias cardíacas. Em 1999, colocou cinco pontes de safena no coração. Em 2012, fez a substituição de uma válvula aórtica e, dois anos depois, colocou um marca-passo.

Trajetória

Cláudia Jimenez nasceu no Rio de Janeiro e desde a infância se dedicou às artes. A estreia como profissional do teatro foi em 1978, na peça Ópera do Maladro, de Chico Buarque. Na produção, ela viveu a prostituta Mimi Bibêlo.

As primeiras aparições na televisão foram nos anos 1980, quando chegou a Globo para participar do programa Viva o Gordo, de Jô Soares, que também morreu recentemente. No programa, a atriz viveu a personagem Pureza.

Na década seguinte, Cláudia Jimenez foi para um dos humorísticos de maior sucesso da televisão brasileira, A Escolinha do Professor Raimundo, para viver Dona Cacilda. A personagem imortalizou o bordão “Beijinho, beijinho, pau, pau”, em clara ironia à despedida de Xuxa Meneguel.

A partir de 1996, Cláudia Jimenez passou a integrar o humorístico Sai de Baixo, ao lado de Miguel Falabella, Tom Cavalcante, Luís Gustavo, Aracy Balabanian e Marisa Orth. Na atração, ela vivia a doméstica Edileuza.

Cláudia Jimenez esteve em diversas novelas da Rede Globo, como Torre de Bebel, As Filhas da Mãe, Papo de Anjo, América e, mais recentmeente, em Haja Coraçao. No cinema, ela participou de oito filmes e deu a voz para Ellie em A Era do Gelo 2 e 3.