16 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

MPE/AL: Programa abre oportunidades para jovens infratores

Curso profissionalizante para promotora de vendas tem 25 meninas e meninos

Começou, nesta terça-feira (16), em Arapiraca, o curso profissionalizante para promotora de vendas com 25 meninas e meninos, todos adolescentes infratores. O projeto se chama “Recomeçar – Oficina de jovens aprendizes”

Eles estão em cumprimento de medida socioeducativa e vão ter a oportunidade de aprender um ofício a partir de agora, graças a uma iniciativa do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL).

O programa quer ser um instrumento de transformação social na vida dos adolescentes infratores que moram na cidade de Arapiraca. Idealizada pelos promotores de justiça Maurício Wanderley e Viviane Karla Farias, respectivamente titular e substituto da 7ª Promotoria de Justiça daquele município, a iniciativa vai beneficiar, até o final deste ano, cerca de 100 pessoas.

Hoje teve início o curso de promotor de vendas, fruto de um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Em novembro, haverá os de computação e de eletricista, que serão oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). E, em dezembro, os cursos de informática e de mecânica de motos, a serem ministrados pela Prefeitura de Arapiraca.

“Teremos aproximadamente 105 vagas para aqueles adolescentes que estão no regime de semiliberdade e em prestação de serviços à comunidade. E essa será, de fato, uma oportunidade para que eles possam mudar de vida. É com isso que sonho agora”, afirmou o promotor Maurício Wanderley.

Empresários

Sabendo que, após as 160 horas de curso, esses jovens vão estar preparados para o mercado de trabalho, Maurício Wanderley mobilizou empresários de Arapiraca para que eles também pudessem abraçar o projeto. Os grupos Asa Branca e Unicompra e o Supermercado São Luiz já garantiram que empregarão aqueles adolescentes que tiverem o melhor desempenho durante a capacitação.