20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

MPT participa de roda de conversa sobre combate ao assédio no trabalho

Rodrigo Alencar foi um dos convidados a debater assunto durante evento com público interno do Ministério Público Estadual;

O procurador do MPT Rodrigo Alencar foi um dos convidados da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) a participar, no dia 24 deste mês, de uma roda de conversa sobre a interferência do assédio nas relações interpessoais dentro das organizações.

Alencar debateu o assunto com membros e servidores do Ministério Público Estadual (MPE) e defendeu a importância de iniciativas que preservem a saúde mental dos trabalhadores e que promovam um ambiente laboral saudável.

Em sua apresentação, Rodrigo Alencar falou sobre o conceito e características do assédio, explicou onde a violência pode ocorrer, citou as diferenças entre o assédio moral e o assédio sexual e como a conduta é identificada nas relações interpessoais e nas organizações.

O procurador afirmou que a violência moral não é um fenômeno novo, mas vem aumentando em virtude das novas relações de trabalho e causando impactos na saúde mental de trabalhadoras e trabalhadores.

 

Roda de conversa discutiu a interferência do assédio nas relações interpessoais dentro das organizações (Fotos: Rafael Maia/Ascom MPT-AL)
Roda de conversa discutiu a interferência do assédio nas relações interpessoais dentro das organizações (Fotos: Rafael Maia/Ascom MPT-AL)

“Percebemos uma degradação imensa nas relações de trabalho, e isso tem causado reflexos consideráveis na saúde mental dos cidadãos. Por isso é fundamental que as instituições falem sobre combate ao assédio, à discriminação, e somem esforços em busca de um meio ambiente laboral que promova bem-estar, que seja saudável para todos”, afirmou o procurador, que também atua à frente da Comissão Interna de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação no MPT em Alagoas.

O procurador Rodrigo Alencar também falou sobre as consequências do assédio para o trabalhador, para a empresa ou instituição e para a sociedade e destacou quais são as medidas preventivas existentes para a vítima e para as testemunhas. Alencar também abordou a atuação do Ministério Público do Trabalho para investigar as denúncias de irregularidades em empresas, por meio da Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação do Trabalho (Coordigualdade) e que medidas são adotadas pelo MPT para buscar a reparação desse tipo de conduta.

Procurador do MPT Rodrigo Alencar (à dir.) afirmou que degradação nas relações de trabalho tem causado reflexos na saúde mental dos cidadãos
Procurador do MPT Rodrigo Alencar (à dir.) afirmou que degradação nas relações de trabalho tem causado reflexos na saúde mental dos cidadãos

A roda de conversa teve início com a participação da professora Elaine Pimentel, que também falou sobre o assédio dentro das instituições e avaliou o momento como importante para discutir o tema junto ao MP Estadual. “O evento é muito importante para abordar tal tema dentro da instituição, olhar para si, porque essa é uma condição da característica do mundo contemporâneo, do mundo do trabalho, então parabenizo o Ministério Público pela iniciativa de pensar para melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos seus servidores e servidoras”, declarou.

 

Evento foi voltado ao público interno do Ministério Público Estadual
Evento foi voltado ao público interno do Ministério Público Estadual

A roda de conversa teve a mediação do diretor da ESMP, o promotor de Justiça Walber Valente. Ele esteve no MPT em fevereiro deste ano para convidar o procurador Rodrigo Alencar a levar o tema do combate ao assédio ao público interno do MPE, em Maceió, e a levar a discussão sobre o tema a outros municípios de Alagoas.