27 de outubro de 2020Informação, independência e credibilidade
Maceió

Mulheres saltam de paraquedas e reforçam o combate ao câncer de mama

Outubro Rosa no Céu é uma iniciativa da ONG Lisa Flor, parceira do Maceió Rosa

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Com o tema “O cuidado é transformador”, neste sábado (10), o Maceió Rosa 2020 ganhou uma ação no Aeroclube, parte alta da cidade, com direito a café da manhã de boas vindas, roda de conversa, alongamentos e saltos de paraquedas. O Outubro Rosa no Céu é uma iniciativa da ONG Lisa Flor, parceira da campanha municipal.

“Com a questão da pandemia, eu e Iuri Magalhães, coordenador da Skydive, pensamos em fazer esse evento em outubro. Conseguimos o avião para a data pretendida e teremos saltos de paraquedas”. Ruth Trindade, coordenadora da ONG Lisa Flor.

Além do grupo de paraquedistas, tem um grupo de mulheres que remam e praticam atividades aquáticas como forma de auxiliar na recuperação de mulheres mastectomizadas e que fazem o tratamento contra o câncer de mama.

Ruth Trindade, coordenadora do grupo do Lisa Flor Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Segundo Ruth Trindade, o processo de adoecimento pode acontecer em qualquer momento da vida mulher, mas é preciso ter esperança.

“Se você adotar um estilo de vida com qualidade ajuda tanto a prevenir, como no processo de recuperação. Colocamos muito o nosso próprio exemplo nesse trabalho, como a forma que reagi ao câncer de maneira ativa, sem ter medo ou querer adiar qualquer coisa. As pessoas enxergam como exemplo de superação. Para mim foi algo natural, pois é uma forma de conduzir minha vida. Mas sei que isso ajuda outras a ver que sempre há a chance de passar bem pelo processo”. Ruth Trindade.

Dentro da programação do Maceió Rosa, o grupo Lisa Flor levou esporte e conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para a ação não houve inscrições. Apenas divulgação nas redes sociais e convites.

“Vim fazer o salto e não esperva essa recepção com decoração, café da manhã, uma programação diversificada. E isso traz bem estar para a mulher. Acredito ser muito importante que as mulheres saibam que tem uma rede para discutir essa doença. A campanha relembra que devemos fazer nossos exames. O câncer de mama é o que mais mata as mulheres no país e ele é prevenível. Temos várias campanhas com exames gratuitos ofertados pelo SUS, o que faz com que se descubra, o quanto antes, o câncer. Assim é possível tratar e evitar que a mulher entre em óbito”. Viviane de Morais, bióloga e professora.

Durante a manhã, as participantes puderam conversar com Ruth sobre o tema “Meu câncer de mama” e fazer alongamentos com a fisioterapeuta e educadora física, Daniela Dantas, também coordenadora da Lisa Flor.

Dentro da programação do Maceió Rosa, o grupo Lisa Flor levou esporte e consciência sobre o auto exame. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Maceió Rosa

Este ano a Prefeitura de Maceió adaptou a programação aos protocolos de atenção e cuidados estabelecidos em decorrência da Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

A campanha manterá a mobilização para a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, especialmente nas unidades de saúde, e por meios eletrônicos. O Dia Rosa, 23 de outubro, terá ações no Centro de Maceió.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.