20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

No lugar da cama, Lula e Janja encontraram cofre de armas no quarto presidencial

Além de não ter nenhum móvel no aposento, foram encontrados além do cofre apenas um cilindro de oxigênio e poltronas

Janja exibiu já em janeiro a destruição da mansão presidencial em exclusiva à Globo

Enquanto bolsonaristas reclamam do fato do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) estar hospedado em um hotel desde o início de seu mandato, a primeira-dama Janja lembra que, além de toda destruição provocada por Jair e Michelle Bolsonaro no Palácio do Alvorada, no quarto presidencial não havia nem mesmo cama.

No lugar, os bolsonaros deixaram um cofre de armas.

Leia mais: Tapetes rasgados, janelas e sofás quebrados: a destruição no Palácio da Alvorada

Além de não ter nenhum móvel no aposento (além de não haver cama, também não tinha mesas, nem tapetes), foram encontrados além do cofre para guardar armas de fogo, apenas um cilindro de oxigênio e algumas poltronas.

Os móveis são tratados como “extraviados” até que a curadoria dos palácios presidenciais localize o paradeiro. Será aberto ainda diálogo com o Iphan para tombar os móveis dos palácios do Planalto e da Alvorada, que ainda não estão classificados como patrimônio histórico.

Até segunda ordem, portanto, Lula e Janja não têm casa oficial e seguem num hotel.

Hotel

O Palácio do Planalto já pagou, pelo menos, R$ 216 mil reais na hospedagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da primeira-dama Rosângela Silva, em um hotel em Brasília.

O valor consta em publicação no Diário Oficial da União (DOU) de 18 de janeiro. O valor inclui a contratação de serviços de hospedagem e do pessoal responsável pela segurança. Não foi informado a quantidade de pessoas que estão inclusas neste valor.