7 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Óleo no NE: Após extinção de comitês de Contingência, MPF cobra da União limpeza das praias

Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Água foi criado no governo Dilma Rousseff

Governo não tem nem mesmo explicação oficial para a origem do óleo

Em abril, o governo Jair Bolsonaro (PSL) extinguiu dezenas de conselhos da administração federal, dando fim a dois comitês que integravam o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Água (PNC), instituído em 2013, pelo governo Dilma Rousseff (PT). O PNC tem o objetivo de preparar o país para casos justamente como esse.

Na quinta-feira (17), no entanto, o Ministério Público Federal entrou com ação contra a governo federal por omissão diante do maior desastre ambiental no litoral brasileiro e pediu que a Justiça Federal obrigue a União a colocar o PNC em ação em 24 horas. Segundo a Procuradoria, a União não está adotando as medidas adequadas para responder à emergência.

Limpeza das praias vem sendo feita por voluntários

Após o pedido coletivo do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal estabeleceu um prazo de 15 dias que os procuradores especifiquem quais outras medidas quer que sejam adotadas em relação às manchas de óleo que atingiram o litoral os nove estados do nordeste, entre eles Alagoas.

O MPF afirma que 2.100 km nos nove estados da região foram afetados desde o fim de agosto, quando as primeiras manchas de óleo foram avistadas na Paraíba. As manchas já atingiram 200 localidades da região, e ao menos, 12 unidades de conservação do país, afeta o turismo e as comunidades pesqueiras.

A extinção dos conselhos pode ser parte da explicação para a demora e a desorganização do governo no combate às manchas de óleo. A inação do Governo é, praticamente, um crime de responsabilidade.

Voluntários

Com equipes insuficientes para retirar o resíduo, prefeituras de municípios do Nordeste vêm recorrendo a mutirões de pescadores, surfistas e moradores para a limpeza do óleo nas praias.

Em Pernambuco, com a a falta de boias de contenção, redes de pescas estão sendo usadas para barrar a chegada do resíduo. Na Bahia, mutirão organizado por surfistas reuniu cerca de 500 pessoas para a limpeza. E o mesmo vem acontecendo em outros estados da Região.