7 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Papa lembra na cúria romana atuação de Dom Helder pelo povo pobre

“Quando me pergunto e lhes pergunto: ‘Por que tanta pobreza?’, chamam-me ‘comunista’”.

Papa Francisco: só conhece verdadeiramente a Deus quem acolhe o pobre que vem de baixo com a sua miséria

Dom Hélder Câmara, ex-arcebispo de Olinda e Recife, foi tema da homilia do Papa Francisco no Vaticano, na segunda-feira, 21, de dezembro na Cúria Romana.

A fala do Papa se reportava a felicitações de Natal e Francisco discorreu sobre a importância do povo pobre  que quer caminhar com Deus.

Segundo ele, “só conhece verdadeiramente a Deus quem acolhe o pobre que vem de baixo com a sua miséria e que, precisamente nestas vestes, é enviado do Alto; não podemos ver o rosto de Deus, mas podemos experimentá-lo ao olhar para nós quando honramos o rosto do próximo, do outro que nos ocupa com as suas necessidades”.

E destacou que alguém no Brasil que se posicionou em favor do cuidado e da defesa dos mais pobres foi Dom Helder Câmara, um dos bispos mais destacados da Igreja do Brasil no século XX.

Lembrou que “os pobres são o centro do Evangelho”.

E declarou: “Recordo o que dizia aquele santo bispo brasileiro: Quando me ocupo dos pobres, dizem de mim que sou um santo; mas, quando me pergunto e lhes pergunto: ‘Por que tanta pobreza?’, chamam-me ‘comunista’”.