O governador Paulo Dantas (MDB) tomou posse para o seu segundo mandato à frente do Executivo estadual neste domingo, 1º, em sessão solene ocorrida na Assembleia Legislativa.
Logo ao chegar ao parlamento, o governador, ao lado presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor (MDB), concedeu uma entrevista à imprensa.
“Volto com muita alegria para a Casa Tavares Bastos, a Assembleia Legislativa de Alagoas. Aqui nós temos a verdadeira representatividade da sociedade alagoana”, disse o ex-deputado estadual, que foi eleito de maneira indireta no primeiro mandato.
“Vamos continuar trabalhando de maneira integrada, não só com a Assembleia Legislativa, mas também com o Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça, bem como o Ministério Público, o Tribunal Contas , com a Defensoria, com o setor produtivo do estado de Alagoas, com toda sociedade, pois sem que todos querem que dê certo”.
Paulo Dantas lembra que vai administrar para os mais de 3 milhões de habitantes do Estado e que a sua administração tenha condição de fazer a diferença para as pessoas. “Para as mulheres, para os homens, para os idosos, para as crianças. E esse é nosso o objetivo central”.
Plenário
No plenário, a solenidade foi aberta com a composição da mesa de honra. Em seguida Paulo Dantas designou os deputados Fátima Canuto (MDB), Cibele Moura (MDB) e Angela Garrote (PP) para conduzirem o governado eleito ao plenário da Casa. Logo após o Hino Nacional Brasileiro foi tocado ao som do saxofone do músico Adriano Bonfim, sargento da banda da Polícia Militar de Alagoas.
O presidente Marcelo Victor saudou o governador Paulo Dantas e o vice, Ronaldo Lessa, desejando sucesso na condução do Poder Executivo. “Espero que Alagoas consiga avançar bem mais e pelos caminhos do desenvolvimento”, destacou, desejando um ano de 2023 com muita paz, saúde e prosperidade para todos os alagoanos.
Após prestar juramento e assinar o livro de posse, o governador iniciou seu discurso prestando homenagem ao povo alagoano. “São o motivo estarmos aqui”, disse Paulo Dantas, afirmando ser um trabalhador, batalhador e que como os demais alagoanos valoriza a família.
“Vou fazer de tudo para orgulhar minha gente. Muito obrigado pela confiança de cada um de vocês”, disse o deputado, prometendo que quer deixar sua marca na história de Alagoas. “Quero ser lembrado no futuro como um governador que modernizou nosso estado, que suou para fazer de Alagoas um lugar melhor para todos”, disse o governador no início de seu segundo mandato, que logo após agradeceu à sua família pela jornada até esse dia.
Após saudar seu atual vice-governador, Ronaldo Lessa e também o Dr. Wanderley, seu ex-vice e hoje deputado estadual eleito, Paulo Dantas agradeceu de forma especial ao presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas. “O meu amigo irmão deputado Marcelo Victor, e em nome dele, saudar todas as deputadas e deputados… é uma honra fazer política ao lado de vocês”, continuou Dantas em seus agradecimentos.
Democracia
Afirmando que política por natureza é a arte do diálogo, Paulo Dantas lembrou representar o desejo de milhares de pessoas diferentes, com sonhos diferentes. “Nossa vida é assim, tem que ter jogo de cintura, entendimento. Mas tem uma coisa que é inegociável”, disse o governador, declarando que a grande vencedora das eleições de 2022 foi justamente ela: a democracia.
“Na figura do Excelentíssimo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Otávio Leão Praxedes, faço minha homenagem à Justiça Eleitoral, que foi fundamental na defesa das urnas eletrônicas e da lisura do processo eleitoral, contribuindo assim para o fortalecimento das instituições”.
Também prestou homenagem ao senador da República e presidente de seu partido, Renan Calheiros, que foi decisivo na defesa da democracia, nesse período de intensos ataques ao Estado Democrático de Direito.
“Eu, que nasci durante a ditadura militar, vi de perto, em 2022, a face horrível desse autoritarismo. Espero que ninguém jamais passe por isso e que nenhum alagoano venha ao mundo novamente num regime autoritário”, afirmou Dantas, lembrando que a palavra democracia vem do grego ““demos” e “kratos”, que significam: “povo” e “governo”. “E se tem uma casa que une povo e governo, não tenham dúvidas, é aqui onde nós estamos: o parlamento alagoano”, disse o deputado, enaltecendo mais uma vez a Casa Tavares Bastos.
Segundo mandato
Com a missão de garantir um grande futuro para o estado de Alagoas, Dantas elencou como principais desafios as leis complementares 192 e 194 de 2022 ocasionaram perda de receita para o Estado. Um ajuste fiscal com responsabilidade se faz necessário para não deixar nada parar.
“Esse foi o nosso compromisso desde o princípio, dar continuidade ao governo extraordinário do meu amigo Renan Filho, ex-governador, senador e agora ministro dos Transportes do governo Lula. Foi esse o caminho que o povo alagoano escolheu e temos a obrigação de garantir o desejo da nossa gente”, afirmou o governador.
Com isso, ele garantiu mais uma vez a continuidade de programas e ações como o Escola 10, o Cria, a duplicação de rodovias as mais de 300 obras em andamento em todo o Estado. “Coma gente é assim: o trabalho não para. Não vamos andar para trás, nem um passo: como sempre digo, é daqui pra melhor”, disse o deputado, que em seguida falou da área da Saúde:
“Já fizemos 10 UPAS, estamos fazendo mais 3. Já fizemos 7 hospitais, estamos fazendo mais 3. Já implantamos a Maratona de Exames e Cirurgias e as Clínicas da Família. Temos as melhores estradas do país”, lembrou o governador Paulo Dantas, que vai continuar com essas ações. “Vamos acelerar, duplicar da capital a Delmiro e do Sul ao Norte. Podem me cobrar”, prometeu o Governador.
Dentre as promessas, Paulo Dantas elencou o décimo terceiro do CRIA, que já vai sair do papel e será pago este mês, o programa Correria com IPVA Zero que já vai sair do papel e beneficiar motociclistas e motoristas de aplicativo.
Estes, projetos do Executivo, já foram votados aprovados pelos deputados na Assembleia Legislativa de Alagoas. E promete mais: “Além do Crédito do Trabalhador vai sair do papel, gerando oportunidades, assim como o Daqui pro Mundo, que vai levar nossos alunos da rede pública para fazer intercâmbio no exterior e vai sair do papel”, completou o governador.
“Já temos mais de 100 escolas em tempo integral e vamos chegar a 150”, prometeu Dantas, afirmando que lugar de jovem é na escola, e não nas ruas, prometendo preparar essa juventude alagoana para a vida. “Vamos apoiar o Criança Alfabetizada em parceria com os municípios. Aqui, o filho do agricultor, pode ser doutor ou um agricultor com excelente formação”, afirmando que toda criança alagoana será alfabetizada na idade certa, para assim escrever uma bela nova história no futuro Alagoas, com um estado livre do analfabetismo.
Preocupado com o fato do Brasil voltar ao Mapa da Fome prometeu um “programa inovador de transferência de renda para aperfeiçoar o Pacto contra Fome, além de levar o PAA alimentos para oferecer merenda de qualidade para os nossos alunos, manter o Cartão Cria, o Cartão Escola 10, o Programa do Leite, o Programa de Sementes, de Cisternas, os restaurantes populares”, um conjunto de ações que, ele garante, será o maior investimento de combate à fome da história de Alagoas.
Outra realização enaltecida por Dantas foi fazer de Alagoas o primeiro estado do Brasil a ter um secretariado de maioria feminina. “É claro que a gente queria trazer para o governo do estado essa representatividade feminina: porque como não canso de repetir, quanto mais mulheres na política, mais política para as mulheres”, afirmando que elas ocupam esses cargos porque são competentes, preparadas, trabalhadoras, sabem comandar, cobrar, fazer acontecer.
“Elas estarão aqui novamente nesse novo governo. E novamente como maioria. Lá fora do Estado dizem que Alagoas é terra de cabra macho. Pois eu quero é que saibam que Alagoas é terra de mulheres brilhantes”, disse o governador.
Com a eleição do presidente Lula, Dantas disse que vai inaugurar um novo momento, com uma parceria com o presidente que vai render grandes frutos para Alagoas.
“Nós sempre fomos do time do campo popular, somos do time do respeito aos negros, às mulheres, aos indígenas, à comunidade LGBTQIA+, quilombolas. Assim como o presidente Lula, nós somos movidos por gostar de gente, temos um claro compromisso com o social”, prometeu Dantas.
Dantas encerrou seu discurso afirmando que as eleições acabaram, não mais importando quem votou em Lula ou Bolsonaro.
“Não me importa se você votou em mim ou no meu adversário. Eu quero reafirmar que sou o governador de todos os alagoanos e vou trabalhar para melhorar a vida de todos, sem distinção”, disse o governador.
“Se cada um tem seu Deus, porque só um Deus está certo? Vamos brigar por isso? Vamos acabar com esse negócio de amarelo de um lado e vermelho do outro. É muito mais lindo quando todas as cores estão juntas. Chega de famílias separadas, amigos que não se falam mais”, disse o governador visando um futuro com mais harmonia.
“É tempo de perdão, de diálogo, de reconciliação. A hora é de união. Juntos podemos muito mais. A gente aprende juntos, inventa juntos, constrói juntos, cuida juntos, ri juntos, sonha com o futuro juntos. Então, em 2023, faço esse convite para cada alagoano: vamos todos juntos por uma Alagoas de todos. Que Deus nos abençoe”, conclui o governador de Alagoas, Paulo Dantas, no início de seu segundo mandato.