20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Governo

Pelo menos 240 empresários confirmaram viagem à China na delegação de Lula

Presidente viaja à China dia 26 com delegação empresarial recorde

Viagem à China será de 26 a 31 de março

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará viajando à China no período de 26 a 31 deste mês na companhia de uma delegação recorde.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, por enquanto há 240 empresários brasileiros confirmados e a expectativa de, pelo menos, 20 acordos assinados em várias áreas, como agricultura, educação, cultura, ciência e tecnologia e finanças, mas esses números devem aumentar.

A viagem acontecerá em meio à rivalidade entre Estados Unidos e China, país apoiador do presidente russo Vladimir Putin — que teve a prisão decretada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, nesta sexta-feira, 17.

A viagem presidencial será a terceira visita de Estado de Lula ao país asiático. As anteriores ocorreram em 2004 e 2009. Será também a primeira viagem internacional do chefe do Executivo brasileiro fora do Hemisfério Ocidental.

“Uma visita de Estado é o formato mais prestigioso de um encontro bilateral, no mais alto nível da diplomacia”, ressaltou Saboia. Entre os acordos que devem ser assinados na China, ele citou o de construção de um novo satélite China-Brasil Earth Resource Satellite (CBERS-6), “que terá tecnologia que permite monitorar as florestas mesmo com nuvens”.