1 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Perigo: De quem é esse poste que ameaça os transeuntes na Buarque de Macedo?

Foto: Fátima Almeida

Não sei se é falta de atenção, de tempo, de sensibilidade ou de… Sei lá! Mas com certeza é falta de noção sobre o perigo que representa um poste de sinalização de trânsito parcialmente tombado, na Rua Buarque de Macedo, bem no cruzamento com a Rua do Imperador, no centro de Maceió.

Está assim há mais de um mês, talvez dois, três… ameaçando cair e machucar alguém. Antes, era sustentado pela fiação do sinalizador luminoso, agora, nem isso mais. Há cerca de duas semanas, um novo poste foi implantado no local, para dar suporte ao semáforo. Mas o antigo poste não foi retirado, continua lá, retratando a falta de responsabilidade  compromisso com a vida e a integridade física das pessoas que passam diariamente pela calçada.

Trabalhadores de estabelecimentos localizados na área reclamam do risco. “Evitamos essa calçada, mas vemos a hora esse poste cair na cabeça de alguém”, diz uma vendedora de uma loja de confecções que fica na esquina. “É uma vergonha. Tem pelo menos uns dois meses que esse poste está assim, quase caindo, e ninguém tira ele daqui. Quando cair na cabeça de alguém, vai ser tarde demais”, diz o servidor público José Luiz Damasceno, que passa diariamente pelo local, a caminho do trabalho.

Não conseguimos confirmar se o poste é de responsabilidade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) ou da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Mas com certeza, como gestora da administração pública municipal, cabe à Prefeitura de Maceió cobrar responsabilidade a quem de direito, para retirar o equipamento.

Antes que seja tarde demais.