20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Pontapé: Mais de 900 vagas de estágio estão disponíveis em órgãos do Estado

Programa mantido pelo governo garante bolsa de um salário mínimo a estudantes universitários. Inscrições para o processo seletivo vão até 13 de maio

Com informações da Ascom Seplag
Foto Ascom Seplag

Uma ponte ligando a Universidade ao mercado de trabalho especializado. Quer mais do que isso? Nessa passagem, alunos de 80 cursos de nível superior sediados em Alagoas, selecionados para estagiar em órgãos do governo do Estado, além da experiência de convivência com profissionais de sua área de estudo e do exercício supervisionado de atividades laborais que consolidam o aprendizado universitário, ainda terão, para isso, o direito a uma bolsa estágio no valor de um salário mínimo mensal e auxílio transporte. É assim que funciona o programa Pontapé, desenvolvido e mantido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), responsável pela seleção e encaminhamento de estudantes do ensino superior para atuar como estagiários em órgãos do Poder Executivo de Alagoas.

O estágio não obrigatório oferta a bolsa de um salário mínimo, tem carga horária de 30 horas semanais e é direcionado para egressos de 24 instituições de ensino superior com sede em Alagoas.

E a notícia melhor: O programa está com inscrições abertas até o dia 13 de maio, para preenchimento de mais de 900 vagas em diversas áreas de atuação. Para se candidatar, os interessados podem acessar os links sistemapontape.al.gov.br ou pontape.al.gov.br . Para participar do processo seletivo, o estudante tem que ter a idade mínima de 18 anos, estar regularmente matriculado na graduação de alguma instituição conveniada e apresentar os documentos obrigatórios que constam no edital. As regras estabelecem também que o interessado deve estar frequentando as aulas – à distância ou presencialmente – e pelo menos no segundo ano do curso.

Ainda dentro das regras estabelecidas, há critérios de cotas inclusão social. Das vagas oferecidas, 10% são destinadas para Pessoas com Deficiência (PcD); 40% para estudantes inscritos no CadÚnico; 40% aos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou em instituições particulares.

A novidade deste ano é o Pontapé Indígena, que disponibiliza vagas para estudantes matriculados no Curso Licenciatura Intercultural Indígena (Clind) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). As oportunidades são destinadas às graduações de pedagogia, letras, geografia, matemática e história.

A classificação dos candidatos obedece às regras do edital regular, e os benefícios são os mesmos, como a carga horária de 30 horas semanais, bolsa no valor de um salário mínimo e o auxílio transporte.