20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Por orientação médica Lula adia outra vez a viagem à China

Presidente foi orientado pela equipe médica a não realizar a viagem neste momento, apesar do quadro leve da pneumonia

Lula adia outra vez a viagem à China e agora sem data marcada

Por orientação médica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu adiar a viagem à China e ainda não há previsão para uma nova data por conta do quadro da pneumonia que ele enfrenta.

Segundo o Planalto, a decisão foi tomada após reavaliação médica feita neste sábado, 25. O estado de saúde do presidente, segundo boletim médico, teve melhora clínica, mas a recomendação é que não faça a viagem agora.

“Após reavaliação no dia de hoje, e apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para a China até que se encerre o ciclo de transmissão viral”, disse, em nota, a médica infectologista Ana Helena Germoglio, que atua no Planalto acompanhando a saúde de Lula no dia a dia.

Segundo a médica, o presidente foi diagnosticado com uma broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A. Lula deu entrada na quinta-feira, 23, no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após surgirem os sintomas. O Planalto já comunicou o adiamento às autoridades chinesas.

Inicialmente, o embarque de Lula à China estava previsto para este sábado, 15, mas foi adiado para o domingo (26/3) após o presidente apresentar sintomas de gripe e ser diagnosticado com um quadro leve de pneumonia.

Entretanto, uma comitiva do governo brasileiro já está na China. A viagem é uma das mais esperadas para Lula neste ano, marcando uma reaproximação com o país asiático e agendas estratégicas como cooperação em energia verde, agronegócio, infraestrutura e captação de investimentos.