26 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Cultura

Prefeito de Delmiro inaugura memorial e agradece a Paulão pela realização

Deputado viabilizou a obra com uma emenda parlamentar

Uma multidão formada por delmirenses se aglomerou em praça pública nesta quinta-feira, 14, para assistir a inauguração do Memorial Cultural Delmiro Gouveia, obra que está projetada para contribuir com a formação da juventude do município.

O memorial foi inaugurado pelo prefeito Padre Eraldo e pelo deputado federal Paulão (PT), principal responsável pela realização da obra  moderna que consumiu mais de R$ 1 milhão de emenda parlamentar.

“Tenho muito orgulho de ter viabilizado este memorial aqui em Delmiro, por que se trata de uma realização que deverá ser referência na formação cultural de jovens de Delmiro e da região do alto sertão. O espaço físico foi entregue e agora cabe à Prefeitura colocá-lo para funcionar dentro de acordo com o objetivo da criação do memorial”, disse Paulão.

Memorial ganha estátua de Delmiro
Memorial: uma conquista cultural em Delmiro Gouveia

Na comemoração dos 65 anos do município de Delmiro, o memorial foi uma das principais obras entregues pela Prefeitura a população. Com auditório, sala multimídia, espaço de exposição, dança e música, o memorial promove ainda interação dos cidadãos com a história do desbravador Delmiro Gouveia, patrono do município. Além disso, o topo do prédio do memorial  ganhou ainda uma estátua de bronze de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia. Ao lado, uma cadeira, também de bronze, para as tradicionais fotos dos turistas e visitantes.

“A minha felicidade nesse momento se materializa por que tenho a certeza de a música, a dança, a arte a cultura de um modo geral tornam-se o tempero da alma nos momentos difíceis, sobretudo quando atores do descaso tentam travar os avanços da cidadania”, destacou Paulão.

Disse ainda que mais feliz está seu correligionário, o vereador da cidade Pedro Paulo que foi quem requereu a construção do memorial.

Já o prefeito Padre Eraldo agradeceu ao deputado pelo apoio dado à administração municipal. “O Paulão nos ajudou com recursos de custeio para a saúde, o que nos permitiu colocar a folha de pagamento em dia, com recursos que trouxe para o campus da Universidade Federal de Alagoas, para os projetos de construção de cisternas e com o luz para todos nas comunidades rurais e agora com esse memorial fascinante, que vai inserir nossa juventude na atividade cultural. Delmiro lhe agradece com justiça, Paulão”, disse o prefeito.

Estiveram também no evento, além de vereadores e prefeitos do sertão, os deputados estaduais Francisco Tenório e Dudu Ronalsa e a Secretaria Estadual da Mulher e Direitos Humanos, Maria José da Silva, que esteve na solenidade representando o governador Renan Filho.