Referência no mercado turístico nacional, a hotelaria de Maceió já começa a se preparar para a retomada do turismo após o período de isolamento social. Junto à Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).
O segmento, representado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, participa da construção do Protocolo Experimente Maceió, um conjunto de medidas de segurança sanitária da gestão municipal que vai nortear o funcionamento das atividades turísticas no período pós-pandemia.
“As reuniões segmentadas são a primeira etapa de consolidação do Protocolo Experimente Maceió, que terá papel fundamental na retomada do turismo após esse período de isolamento. Temos agora uma nova realidade, um novo perfil de viajante e o grande desafio de adequar as atividades do setor às especificidades que o momento exige, o que garantirá maior segurança aos visitantes e competitividade para o destino. A hotelaria é fundamental nesse processo, não somente por ser um diferencial do destino, mas por ser peça-chave no trabalho promocional realizado nos nossos principais mercados emissores”. Jair Galvão, titular da Semtel.
De acordo com o presidente da ABIH-AL, André Santos, os meios de hospedagem terão que adaptar a logística de todos os serviços ofertados, do check-in do hóspede ao uso de espaços comuns.
“A hotelaria está empenhada em revisar todos os procedimentos adotados e reestruturar o segmento para atender à nova demanda de turistas. Com medidas que protejam tanto os hóspedes como os colaboradores, voltaremos a receber os visitantes com segurança assim que for possível. Enquanto isso, o trabalho promocional e o de planejamento de vendas continuam online, com operadoras e agências de viagem”. André Santos, presidente da ABIH-AL.
Selos de segurança
Para antecipar a compra de reservas futuras, alguns hotéis da capital já começam a divulgar a criação de selos de segurança para o mercado turístico. É o caso dos empreendimentos do grupo MME Hotéis, do Maceió Mar Hotel e do Acqua Suítes, que já lançou um manual com uma série de medidas preventivas que serão adotadas pelos empreendimentos.
Check-in online, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) pelos colaboradores, medição de temperatura na chegada dos hóspedes, indicação de espaçamento no piso, reservas de mesas, serviço de alimentação a la carte, desinfecção dos apartamentos e limpeza do filtro de ar-condicionado a cada troca de hóspedes são algumas das medidas adotadas pelo grupo.
Promocional
No momento, as ações promocionais da Semtel são realizadas com a finalidade de manter o interesse dos viajantes em potencial, agentes de viagem e operadores turísticos pelo destino Maceió mesmo durante a vigência das medidas restritivas.
Seja por meio de capacitações online, campanhas de marketing digital como o Maceió Até Você ou encontros virtuais com parceiros comerciais, a secretaria, em parceria com o trade turístico, segue com estratégias que já apresentam resultados positivos.
Prova disso é que, segundo levantamento realizado pela CVC, a maior operadora de turismo da América Latina, a capital alagoana é o destino mais procurado pós-pandemia.