28 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura de Maceió encerra contrato com Veleiro e já transfere linhas

Ccidadãos podem encaminhar solicitações relacionadas ao atendimento das linhas, a exemplo de ajustes nos itinerários

A SMTT tomará medidas emergenciais para garantir o atendimento aos usuários. Foto: Ascom SMTTA SMTT tomará medidas emergenciais para garantir o atendimento aos usuários. Foto: Ascom SMTT

A Prefeitura de Maceió publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (17) a caducidade do contrato com a empresa Veleiro, prestadora dos serviços de transporte público no município, após considerar diversos argumentos, inclusive recurso apresentado pela concessionária.

Com base nas leis que regulamentam a atividade, o Município declara extinta, por caducidade, a concessão do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros, objeto do contrato nº 743/2015.

A decisão se dá após os vários descumprimentos de cláusulas contratuais cometidas pela concessionária. Após as denúncias, as fiscalizações da SMTT na empresa Veleiro constataram descontinuidades na prestação dos serviços. Entre elas, a não disponibilidade de GPS nos ônibus que operam na capital e mau estado de conservação dos veículos.

A irregularidade mais prejudicial para o sistema foi o descumprimento das Ordens de Serviço Operacional, que compreendem a quantidade de veículos disponíveis para operação e os horários programados das viagens para os passageiros.

Além desse diagnóstico, também foi constatado o descumprimento de cláusula contratual pela não participação da empresa Veleiro no Consórcio Operacional, um item que consta no edital do procedimento licitatório como obrigatório.

Agora, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) adota medidas para garantir a prestação dos serviços para os usuários do transporte coletivo da capital que eram atendidos pela empresa Veleiro.

O titular da pasta, André Costa, destaca o quanto as decisões do órgão buscam ouvir o que a população encaminha. Afinal, os usuários são os maiores fiscais da gestão pública.

“Foram enviadas solicitações e sugestões sobre a falta de atendimento da empresa Veleiro. Com base nesses materiais enviados pelo WhatsApp do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) foram tomadas medidas que resultaram na extinção do contrato com empresa Veleiro. Continuaremos firmes com as demais concessionárias, para que atendam aos usuários de maneira adequada”. André Costa.

Os cidadãos também poderão realizar novas integrações. Foto: Ascom SMTT/Idalécio LucasOs cidadãos também poderão realizar novas integrações. Foto: Ascom SMTT/Idalécio Lucas

Mudanças

A linha 208 (Jacarecica/Vergel) acessará as seguintes localidades: Santo Eduardo, Avenida Deputado José Lages e Posto 7. E deixará de atender aos usuários que buscam como destino o Maceió Shopping e bairro Mangabeiras, passando a atender aos passageiros que tem como destino a Praia de Jatiúca, rua Deputado José Lages, e ao conjunto Santo Eduardo, proporcionando novos deslocamentos para os usuários do litoral norte.

Depois volta ao itinerário normal nos percursos de ida e volta. A medida visa atender os usuários das linhas 210 e 213. O trecho do bairro de Mangabeiras e do Maceió Shopping, continuarão sendo atendidos pelas demais linhas que circulam pelo litoral norte passando pelo bairro de Cruz das Almas nos sentidos: Jatiúca, Ponta verde, Centro, Prado, Ponta Grossa, Vergel, Trapiche e Pontal.

Já a linha 051 (Santos Dumont/ Centro (Via Poço) voltará ao itinerário normal -Praça da Faculdade, Rua Ceará, Praça do Pirulito, Poço- , até o Prado (Rua Ceará). Deixando de atender ao Joaquim Leão.

Para os usuários da linha 102 (João Sampaio/ Trapiche- Terminal da Jaqueira), retornará o atendimento até o Trapiche e não seguirá mais até o Pontal.

Novas linhas serão implantadas

A partir desta terça-feira (18), os passageiros que utilizavam as linhas circulares passam a ser atendidos por duas novas linhas. A 401 (Circular Bairros 1) e a 402 (Circular Bairros 2) que atenderão aos usuários dos bairros Trapiche, Vergel, Mangabeiras, Cruz das Almas ,Feitosa , Gruta, Farol, Jatiúca e Ouro Preto.

Também será possível fazer integrações, para isso é preciso ficar atento ao sentido das viagens, conforme tabela abaixo:

Whatsapp do SIMM

Os cidadãos podem encaminhar solicitações relacionadas ao atendimento das linhas, a exemplo de ajustes nos itinerários. Também é possível formalizar denúncias, enviar fotos e vídeos a qualquer hora do dia, para o número (82) 98134 6858.