19 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura de Maceió inicia limpeza do Riacho Salgadinho

Ação tem como objetivo evitar possíveis alagamentos e transtornos à população

Equipes trabalham na extração de resíduos no Riacho Salgadinho. Foto: Rafaela Chafer/Secom

Como medida preventiva à quadra chuvosa, a Prefeitura de Maceió, através da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), iniciou, nesta quinta-feira (1), a limpeza do Riacho Salgadinho, principal canal de escoamento da cidade. As equipes seguirão atuando no local por 15 dias, evitando possíveis alagamentos e transtornos à população.

Fazendo a utilização de máquinas como retroescavadeiras e caminhões, a equipe responsável pela execução do serviço trabalha na remoção de areia, sedimentos e outros detritos acumulados no fundo do Riacho. A previsão é que sejam retiradas mais de 20 toneladas de resíduos do local.

Ivens Tenório, Superintendente da Sudes, diz que o trabalho preventivo ajuda na resolução de possíveis problemas de forma mais ágil.

“Por se tratar de um local importante para o escoamento de águas pluviais, vamos dar uma atenção maior. Queremos evitar que a passagem da água seja obstruída em decorrência do descarte de resíduos inadequados que é realizado pela população. Dessa forma, evitamos alagamentos, sobretudo no período chuvoso”. Ivens Tenório.

Além do serviço de desassoreamento, as equipes ainda irão realizar a capinação manual e remoção de resíduos da via pública.

“A população tem um papel fundamental para garantir a eficácia de ações como essas. Descartar resíduos em local apropriado é parte das medidas preventivas de alagamentos e da poluição do Riacho. Precisamos do trabalho de todos para garantir uma cidade limpa”. Ivens Tenório.