18 de janeiro de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura de Maceió proíbe vendas de fogos de artifício e acender fogueiras

Com a aproximação do São João, a Prefeitura de Maceió publicou no Diário Oficial medidas adicionais e temporárias de combate à pandemia da Covid-19

A partir desta sexta-feira (15) os maceioenses não poderão comercializar ou soltar fogos de artifícios e acender fogueiras em espaços públicos ou privados. Com a aproximação do São João, a Prefeitura de Maceió publicou no Diário Oficial medidas adicionais e temporárias de combate à pandemia da Covid-19.

O objetivo é evitar ocorrências de queimaduras e problemas respiratórios, o que impactaria ainda mais o sistema de saúde.

O Decreto 8.883, de 14 de maio de 2020, leva em consideração a superlotação dos hospitais públicos e privados por causa dos casos de coronavírus. As medidas visam evitar acidentes causados por fogos (principalmente em crianças), complicações respiratórias provocadas pela fumaça em pessoas com asma ou com outros problemas de saúde e as tradicionais aglomerações do período junino.

Diante do aumento do número de casos dessas ocorrências no mês de junho, as proibições vão evitar a ocupação de leitos.

Além da proibição do uso de fogos de artifícios e do acendimento de fogueiras, a Prefeitura de Maceió também determinou a suspensão dos alvarás que foram concedidos pelos órgãos licenciadores municipais, antes do decreto, para o funcionamento de barracas de vendas de fogos.