29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura retoma atividades do Projeto Praia Acessível neste sábado

A ação será realizada na orla da Praia de Pajuçara e contará com atividades esportivas adaptadas e recreativas

Prefeitura retoma atividades do Projeto Praia Acessível neste sábado (09)
Banho de mar com cadeiras anfíbias é uma das atividades previstas durante a ação. Foto: Itawi Alburquerque / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió retoma, a partir deste sábado (9), as atividades mensais do Projeto Praia Acessível. A ação será realizada das 7h30 às 12h na Praça Gerônimo Cirqueira, na orla da Praia de Pajuçara (em frente ao restaurante Dragão) e contará com uma série de atividades esportivas e de recreação voltadas às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A ação inclusiva contará com alongamento, aula de zumba, judô, corrida acessível, banho de mar acessível com cadeiras anfíbias, funcional, boxe de cadeira de rodas, basquete de cadeira de rodas, entre outras práticas esportivas.

Além dessas atividades, a edição também contará com aferição de pressão arterial realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e serviços fisioterapêuticos, com equipes da Uninassau.

“A retomada do Praia Acessível foi possível porque a maioria dos participantes completaram o ciclo vacinal contra a covid-19. Estamos felizes, pois sabemos da importância desse projeto para as pessoas com deficiência. É um momento de lazer em um ambiente natural, com vista para uma das praias mais bonitas do País e com atividades inclusivas. Toda a programação conta, também,  com todo o suporte de profissionais preparados”. João de Barros, coordenador do projeto.

O Projeto Praia Acessível, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) é realizado mensalmente em parceria com entidades e ongs que atendem esse público. A retomada do projeto também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Uninassau.

“É uma grande alegria fazer parte do Praia Acessível. Fizemos parcerias com instituições de  educadores que trabalham com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com objetivo de proporcionar a estes usuários orientações sobre o uso da prancha de surf, um trabalho belíssimo. Essa grande parceria foi firmada através de um trabalho que viemos executando desde janeiro entre as secretarias e estaremos desenvolvendo até o final do ano, proporcionando lazer, convivência e inclusão”. Teresa Cristina Santos, gerente de Atenção à Pessoa com Deficiência da SMS.

Confira a programação

  • Corrida acessível de concentração e largada – 7h
  • Mini torneio de basquete de cadeiras de rodas 3×3 –   a partir das 8h30
  • Banho de mar acessível – a partir das 9h
  • Judô –  a partir das 9h
  • Futsal – a partir das 9h
  • Banho de mar assistido – a partir das 9h
  • Funcional, vôlei, zumba – a partir das 10h
  • Parabox – 10h
  • Encerramento – 12h