20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Principais estaduais do país iniciam fase decisiva neste fim de semana

Competições que marcam o início do calendário nacional afunilam e abrem caminho para os grandes embates

A rede vai balançar na fase final dos campeonatos estaduais espalhados pelo Brasil

Por Dyego Barros

Amados pelos mais saudosistas e vistos como um peso ao calendário por aqueles que os entendem pouco competitivos, os principais campeonatos estaduais do país chegam à reta decisiva neste próximo fim de semana.

Briga acirrada em São Paulo

Na Terra da Garoa, Palmeiras, Corinthians e São Paulo medem forças com equipes do interior e da região metropolitana da capital, antes de se encontrarem nas semifinais do Paulistão. Eliminado na etapa classificatória da competição, pelo terceiro ano consecutivo, o Santos novamente decepcionou, e precisa acender o sinal de alerta para o Brasileirão, caso pretenda seguir ostendendo a marca de clube jamais rebaixado à Série B.

Elenco estrelado do Fla sob prova de fogo no Rio

No Rio de Janeiro, o Clássico dos Milhões definirá, em dois jogos, um dos finalistas do Cariocão. Vivendo momentos opostos, Vasco e Flamengo voltarão a se encontrar, uma semana depois de o time do técnico Maurício Barbieri vencer os comandados de Vítor Pereira, que balança no cargo devido aos insucessos já colecionados em 2023. Do outro lado da chave, o Fluminense, de Fernando Diniz, encara o Volta Redonda.

Fora da disputa pelo título, o Botafogo se classificou apenas para a Taça Rio, ao lado de Audax-RJ, Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ. Contratado pelo americano John Textor em 2022, para conduzir o projeto da SAF alvinegra, Luís Castro pode cair.

Galo de Hulk em busca do tetra mineiro

Em Minas Gerais, Atlético e Cruzeiro estão entre as equipes classificadas para a fase de quartas de final, mas a Raposa de Ronaldo Fenômeno precisará passar pelo América caso pretenda atrapalhar os planos do Galo – que briga pelo tetracampeonato – mais adiante.

Luis Suárez é atração na ‘corrida’ dos rivais gaúchos

Quem também luta contra o favoritismo do rival é o Internacional de Porto Alegre. Com o craque Luisito Suárez ‘voando baixo’ no Tricolor Gaúcho, as expectativas apontam para mais um ‘Grenal’ definindo quem dá as cartas no Rio Grande do Sul.

E em Alagoas?

Para os alagoanos amantes do futebol, fica o sentimento de frustação diante da impossibilidade de um novo CRB e CSA na fase decisiva do Estado dono das mais belas praias do Brasil. Eliminado do certame de forma precoce, o Azulão amarga um péssimo momento, enquanto um Alvirrubro que ainda não sabe o que é perder na temporada decola com o trabalho do ‘professor’ Umberto Louzer.

Para conquistar o campeonato pela 33ª vez, o Galo da Pajuçara terá de bater o Coruripe nas semifinais, além de passar pelo vencedor do duelo entre Asa e Murici na grande decisão.