29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Projeto Escola de Esportes oferta mais de mil vagas para a prática esportiva no Cepa

Número deve crescer em breve, com ampliação em mais duas modalidades: futebol de campo feminino e polo aquático

Estudantes da Rede Pública Estadual, da capital ou interior, têm ao seu dispor mais uma opção para a prática desportiva com o lançamento do projeto Escola de Esporte, com a oferta de mais de 1mil vagas em cerca de dez modalidades pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

As matrículas são realizadas no Centro de Desporto e Recreação Professora Cleonice de Barros Lima (CDR), responsáveis pela iniciativa, localizado no Cepa, no Farol, em Maceió, funcionando no horário escolar, das 7h20 às 18h.

Atualmente estão sendo ofertadas as seguintes modalidades esportivas: judô, luta olímpica, voleibol, handebol, futsal, esportes aquáticos (nado artístico, saltos ornamentais e natação), e ainda algumas relacionadas a pessoas com deficiência, em parceria com cadeirantes de basquetebol da Adefal (Associação dos Deficientes Física de Alagoas).

De acordo com o diretor do CDR, Ricardo de Medeiros Soares, esse número deve crescer em breve, com ampliação em mais duas modalidades: futebol de campo feminino e polo aquático.

“Nossa intenção é atender e proporcionar a oferta da prática de esportes, com qualidade, no sentido bem educacional, para que esses alunos possam melhorar e ampliar as possibilidades de contato com os esportes e, dessa forma, contribuir com a melhora da sua qualidade de vida e ajudando no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, as quais são cada vez mais necessárias na atualidade”, avalia Ricardo, informando que o projeto está aberto às 13 Gerências Regionais de Educação (Geres).

As vagas 

Segundo a direção do CDR, atualmente, aproximadamente 800 alunos já estão matriculados na natação e a previsão é matricular mais 400 alunos nos esportes coletivos.

Neste momento, o projeto está disponibilizando cerca de 130 vagas na natação no horário diurno e 200 esportes de quadra, mas esse número pode aumentar, de acordo com a demanda.

“Todas as atividades acontecem duas vezes por semana, no CDR, e o funcionamento obedece o horário das demais escolas localizadas no Cepa, iniciando a partir 7h20 da manhã até 18h. As matrículas já foram iniciadas e duram até enquanto estivermos vagas disponíveis. Já iniciamos as aulas, mas as matrículas permanecem até 20 de março, ou enquanto estivermos com vagas disponíveis”.

Matrícula

Para participar basta ser aluno de escola pública regularmente matriculado. Estudantes, em caso de maiores de idade, ou pais e responsáveis, para menores de idade, podem comparecer diretamente ao CDR para fazer a matrícula trazendo consigo: comprovante matrícula, comprovante de residência e documento de identidade. No local será feita a distribuição das vagas.

Qualidade de Vida 

O projeto abraçou também servidores públicos estaduais da Educação, em parceria com a Superintendência de Valorização de Pessoas da Seduc.

Para este público, as modalidades ofertadas são: voleibol, ginástica funcional, futsal e natação. E as matrículas seguem a mesma orientação, comparecer ao local indicado com a documentação e selecionar a modalidade pretendida.