20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

PT negocia com blocos partidários e fica no comando da CCJ na Câmara

Partido vai comandar as mais importantes comissões da Câmara, após negociações com Arthur Lira

Câmara dos Deputados: PT vai presidir a CCJ

O Partidos dos Trabalhadores ficará com a presidência das comissões mais importantes da Câmara dos Deputados. A negociação foi feita nesta terça-feira, 14, após negociações com o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL).]

Lira fez a publicação do ato convocatório para que sejam eleitos os presidentes e vice-presidentes das comissões permanentes, marcando o início de seus trabalhos em 2023. A distribuição dessas presidências entre os partidos se dá em meio à uma longa negociação entre os blocos.

Segundo o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), líder da federação PT-PV-PCdoB na Câmara, o PT conseguiu firmar um acordo para presidir quatro comissões: a de Constituição e Justiça (CCJ), a de Trabalho, a de Cultura e a de Finanças e Tributação. A CCJ é considerada a mais importante no trabalho legislativo: todo projeto de lei protocolado na Câmara passa pelo seu crivo.

Outras comissões

Mesmo havendo um acordo geral para a distribuição das comissões, Zeca Dirceu conta que o destino das demais comissões ainda é incerto: os partidos ainda podem fazer trocas bilaterais de suas presidências, e essas trocas poderão ser anunciadas até o início das eleições. Isso, porém, não vale no caso do PT. “Nós não vamos fazer trocas. Deliberamos com as bancadas sobre essas comissões, a bancada concordou em assumir essas quatro”, declarou.