20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Recibo no Planalto mostra que foi entregue a Bolsonaro 1 rosário de diamantes

Nos Estados Unidos ex-presidente diz que não recebeu presente nenhum dos sauditas e nem pediu.

Bolsonaro e os sauditas: um rosário dos diamantes

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, um recibo oficial mostra que um dos supostos presentes enviados pelo governo da Arábia Saudita por intermédio do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque foi entregue à Presidência para compor o acervo pessoal de  Jair Bolsonaro (PL).

O recibo é de novembro do ano passado e demonstra que Bolsonaro recebeu no Palácio do Planalto um pacote com relógio, caneta, abotoaduras, anel e um tipo de rosário de diamantes, todos da marca suíça Chopard.

O recibo comprova que foi destinado a Bolsonaro. Ele estava na bagagem de um dos integrantes da comitiva e não foi retido pela Receita. Não há estimativa ou avaliação públicas desse segundo lote de joias.

Os itens foram entregues ao Palácio do Planalto em 29 de novembro de 2022 pelo assessor especial do Ministério de Minas e Energia Antônio Carlos Ramos de Barros Mello. Eles estavam na guarda pasta, de acordo com a versão de Mello. “Encaminho ao Gabinete Adjunto de Documentação Histórica — GADH caixa contendo os seguintes itens destinados ao Presidente da República Jair Messias Bolsonaro”.

Já nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro, que fez 8 tentativas de receber um dos pacotes retido na Receita Federal e  avaliado em R$ 16, milhões, disse lá à imprensa “que não pedi, nem recebi”.