20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Recopa: Flamengo decepciona e perde título para o Del Valle nos pênaltis

Com o vice-campeonato, português Vítor Pereira acumula terceiro fracasso à frente do Rubro-Negro

Equatorianos fazem a zebra passear no Maracanã – Foto: Reprodução / Twitter Conmebol

Por Dyego Barros

Em pleno Maracanã e sob os olhares de mais de 70 mil torcedores, o Flamengo desperdiçou a chance de se sagrar campeão da Recopa, ao perder para o Independiente Del Valle, nos pênaltis (4×5), no início da madrugada desta quarta-feira (01).

Depois de lutar contra um adversário retraído durante os 90 minutos, em noite pouco inspirada de Gabigol, Pedro, Éverton Ribeiro e companhia, o rubro-negro chegou ao gol que levou a partida à prorrogação nos acréscimos, com Arrascaeta, após ótima assistência de Everton Cebolinha.

O 1 a 0 reanimou a arquibancada, que até a abertura do marcador protestava contra os comandados de Vítor Pereira, aos gritos de “time sem vergonha”.

Nos 30 minutos do prolongamento, mais do que se viu no decorrer do tempo regulamentar: Sem conseguir envolver os equatorianos, os cariocas seguiram buscando o resultado na base do abafa, abusando de cruzamentos e jogadas pouco trabalhadas.

Ramirez decide e Santos segue devendo

Nas penalidades máximas, brilhou a estrela do goleiro Ramirez, que defendeu a cobrança de Arrascaeta na abertura da série, fazendo o uruguaio passar de herói a vilão. Já Santos, novamente, não foi feliz. Desde que chegou ao Flamengo, o arqueiro não defendeu nenhum dos 16 pênaltis que teve à frente. Destes, 7 em disputas com bola rolando.

O karma de Vítor Pereira

Com a perda do título, o atual campeão da libertadores, que optou pela saída do técnico Dorival Júnior ao final do ano passado e contratou o ex-Corinthians para liderar o grupo em 2023, já acumula seu terceiro fracasso na temporada, em um intervalo de apenas dois meses.

Com os insucessos na Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes e Recopa Sul-Americana, resta sabermos se a sogra do português, que deixou o alvinegro paulista de maneira controversa, passa bem.

Marcos Braz sairá ileso?

Embora o ambiente de pressão tenda a se intensificar no Ninho do Urubu, é pouco provável que o Presidente Rodolfo Landim demita VP nas próximas semanas.

Uma eventual interrupção do trabalho do gajo, neste momento, respingaria em Marcos Braz – “todo-poderoso” do futebol do Mengão – como uma espécie de atestado de uma decisão equivocada, uma vez que o dirigente foi o responsável pela escolha do profissional.

Porém, especula-se que Tite, ex-treinador da Seleção Brasileira, já estaria no radar de executivos flamenguistas.