25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Regina Duarte assume Cultura, exonera bolsonaristas e Olavo já acredita ser ‘cagada’ sua indicação

“Não sei onde vou arranjar tanto papel higiênico”, escreveu o filósofo do presidente, que indicou a atriz, mas se frustrou com exonerações

Nomeada nesta quarta-feira (4) Secretária Especial da Cultura, a atriz Regina Duarte fez uma série de exonerações na pasta, publicadas no Diário Oficial da União.

Ela encerrou um contrato de 50 anos com a TV Globo e chegou ao governo Jair Bolsonaro com o objetivo de pacificar a área de cultura, marcada por crises desde o início da gestão. Mas se depender dos olavistas, será difícil.

Ela já enfrenta resistência da ala ideológica do governo, em especial de seguidores do escritor Olavo de Carvalho, pelas exonerações feitas nesta quarta. Confira a lista dos exonerados e seus respectivos cargos:

  • Ricardo Freire Vasconcelos, – Diretor do Departamento do Sistema Nacional de Cultura
  • Ednagela dos Santos Barroso – Diretora do Departamento de Promoção da Diversidade Cultural, da Secretaria da Diversidade Cultural
  • Paulo Cesar Brasil do Amaral – Presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus)
  • Reynaldo Campanatti Pereira – Secretário da Economia Criativa
  • Rodrigo Maximiano Junqueira – Secretário de Difusão e Infraestrutura Cultural
  • Camilo Calandreli – Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura
  • Marcos de Almeida Villaça Azevedo – Secretário de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual
  • Dante Henrique Mantovani – Presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes)

Entre as exonerações oficializadas está a de Dante Mantovani, da Funarte (Fundação Nacional de Artes), que é aluno de Olavo e membro da Cúpula Conservadora das Américas. Era o que dizia que rock levava ao satanismo.

Por causa disso, a atriz vem sendo atacada no Twitter. A hashtag #foraRegina amanheceu no primeiro lugar dos trendig topics, lista dos termos mais postados na rede social.

Na madrugada de hoje, Olavo postou: “Aplaudir a indicação da Regina Duarte parece ter sido uma cagada minha, mais uma entre tantas. Não sei onde vou arranjar tanto papel higiênico.”

Olavo desde ontem respondeu a notícias na imprensa de que a equipe da ex-global demitiria funcionários alinhados ao seu pensamento. “Se a Regina Duarte quer mesmo se livrar de indicados do Olavo de Carvalho, a pessoa principal que ela teria de botar para fora do ministério seria ela mesma”, postou ele, no Twitter.