Relator no Senado mantém texto da Câmara sobre fim da escala 6×1

Omar Aziz descartou mudanças na PEC aprovada em maio

O senador Omar Aziz (PSD-AM), relator da PEC que extingue a escala 6×1 no Senado, decidiu preservar integralmente o texto aprovado pela Câmara em maio. O parecer deve ser apresentado na quinta-feira (27) para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na quarta-feira (2), com o objetivo de promulgar a medida antes das eleições de outubro, conforme desejo do governo Lula.

Qualquer alteração no Senado obrigaria o texto a retornar à Câmara, inviabilizando a promulgação antes do pleito, já que o Congresso funciona apenas até 4 de setembro. A estratégia do governo é aprovar na CCJ sob relatoria do governista Otto Alencar (PSD-BA) e levar ao plenário, onde são necessários 49 votos favoráveis. A oposição, no entanto, pode tentar adiar a votação ou propor mudanças.

O fim da escala 6×1 tornou-se tema central na campanha de Lula à reeleição, com 71% de apoio popular segundo pesquisa Datafolha de março. Aliados avaliam que a votação constrangerá adversários contra a medida. O chefe da campanha de Flávio Bolsonaro, Rogério Marinho (PL-RN), é contra a votação agora e defende negociação entre patrão e empregado.

A PEC estava parada no Senado desde abril, após o rompimento entre Lula e o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, que represou pautas do governo. A reaproximação em agosto destravou a proposta e também a PEC da Segurança Pública, agora relatada por Rogério Carvalho (PT-SE).

ÚLTIMAS
ÚLTIMAS