24 de junho de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Renan Filho apresenta hoje novo decreto contra covid-19, com números instáveis e temendo 3ª onda

Na última semana epidemiológica houve um aumento no número de óbitos e ainda não há controle no número de infectados

Alagoas pode ter um novo decreto de distanciamento social nesta terça (25). Isso por que o governador Renan Filho concede entrevista coletiva às 17h, para discutir a situação epidemiológica do estado em relação à Covid-19 e das medidas de enfrentamento à pandemia.

No início do mês, o registro de casos e óbitos diários apresentavam leve queda. Mas isto se reverteu na última semana epidemiológica.

Embora houvesse uma inconstância no controle de infectados, há 7 semanas a média semanal de óbitos por Covid-19 apenas caia. Isso se reverteu na semana passada, quando houve um crescimento, de 79 para 83 mortes.

E com a ameaça de uma 3ª onda batendo na porta (no mesmo período, 5 semanas apresentaram aumento de casos em relação à anterior), em teoria, não há muito espaço para um relaxamento maior no decreto.

A tendência, portanto, é manter a situação atual. Também preocupa a ocupação de leitos de UTI, que superou os 90% em Maceió e em Arapiraca, os dois maiores municípios alagoanos.

Apesar disso, o governo é pressionado pelo setor de eventos, que quer equiparação com bares e restaurantes e/ou uma definição de data sobre o possível retorno.