20 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Renan Filho e Luciano Barbosa anunciam novos leitos e discutem VLT em Arapiraca

Governador de Alagoas agora viaja a Brasília a fim de comprar vacinas e requisitar 50 respiradores ao Ministério da Saúde

Governador Renan Filho e prefeito Luciano Barbosa discutiram, nesta segunda (1), sobre a implantação do Projeto Urbano Integrado do VLT de Arapiraca. Foto: Felipe Brasi

A convite do prefeito Luciano Barbosa, o governador Renan Filho conheceu, nesta segunda-feira (1), o Projeto Urbano Integrado do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Arapiraca. A proposta pode fazer parte de um grande programa integrado de mobilidade urbana, que será executado pela prefeitura, em parceria com o Governo do Estado.

“O prefeito vai concluir o estudo de viabilidade econômica e técnica nos próximos meses. Assim que esse estudo for concluído e atestar a sua viabilidade, vamos levar adiante os projetos. Mas vamos trabalhar paralelamente, porque uma coisa é o VLT e a outra é a revitalização urbanística de toda aquela área da linha do trem, que Arapiraca precisa fazer. Então, vamos trabalhar juntos. A revitalização urbanística está definida e buscaremos caminhos para integrar isso com o VLT”. Renan Filho.

A apresentação aconteceu na sede da prefeitura de Arapiraca e contou com a presença de secretários municipais e de técnicos responsáveis pela elaboração do projeto do VLT.

Foram apresentados cinco cenários. Em um deles, o Veículo Leve sobre Trilhos cortaria toda a área central de Arapiraca, se estendendo, por meio de um ramal, até o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), totalizando 11,6 km de extensão. Esta proposta estaria orçada em R$ 259 milhões.

De acordo com os técnicos, o Projeto Urbano Integrado do VLT de Arapiraca orientaria o desenvolvimento urbano da cidade para os próximos 30 anos.

Novos leitos

O encontro, que contou ainda com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, a municipal, Luciana Fonseca, contou ainda com o anúncio da abertura de novos leitos exclusivos para o tratamento da doença no município e região.

“Anunciamos a abertura de leitos aqui em Arapiraca; já fizemos isso no Hospital Chama, que está oferecendo novos leitos. Abrimos, ainda, novas vagas na região. Hoje estamos disponibilizando 15 novos leitos no Hospital Carvalho Beltrão, lá em Coruripe; leitos novos também em Penedo, em São Miguel dos Campos e em Palmeira dos Índios pra dividir um pouco a responsabilidade com Arapiraca de atender as pessoas no interior”. Renan Filho.

O secretário Alexandre Ayres destacou a importância da integração dos trabalhos das secretarias estadual e municipal de Saúde para o enfretamento à pandemia em Arapiraca, cujos números da doença têm crescido no município e região.

Brasília

Renan Filho viaja a Brasília nesta terça-feira (2) e pretende firmar compromisso para a compra de vacinas contra a Covid-19. Ele já havia afirmado que o Estado provisionara recursos próprios para a aquisição dos imunizantes, caso o governo federal não os forneça em quantidade suficiente.