20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Renan Filho reúne uma multidão e inaugura o Hospital da Mulher

Cerca de 6 mil pessoas participaram da inauguração do novo hospital alagoano

Hospital da Mulher inaugurado: um marco na saúde pública alagoana

O governador Renan Filho inaugurou neste domingo, 29, o Hospital da Mulher, com uma ampla participação popular no evento. O ato foi tido como uma demonstração de força política do governo alagoano.

A gentes do governo divulgaram que o evento contou com a participação de  6 mil de alagoanos.

O Hospital da Mulher, Dra. Nise da Silveira, é o primeiro de Alagoas totalmente dedicado à saúde da mulher. A nova unidade, localizada no Poço, em Maceió, já abre as portas para atendimento ao público nesta segunda-feira, 30.

Investimento – Com recursos próprios, o governo do Estado investiu R$ 30,8 milhões na construção e cerca de R$ 8 milhões em equipamentos para a unidade, que tem 127 leitos, capacidade para mais de 200 partos e 6 mil atendimentos por mês, e mais um significado histórico: é o primeiro hospital público inaugurado na capital em quatro décadas.

Renan Filho disse na solenidade que que o Hospital da Mulher “é um marco para a saúde de Alagoas. Há 40 anos não se construía um hospital em Maceió a partir do zero, e o Estado sequer tinha rede pública. Esse é um momento em que a saúde do Estado volta a receber investimentos capazes de melhorar a vida de todos os alagoanos, e nesse caso, especialmente, a vida das alagoanas”.

 

A inauguração contou com a presença de todas as deputadas estaduais e prefeitas alagoanas, prefeitos, deputados estaduais e toda a bancada federal. Entre eles, o senador Renan Calheiros, que destacou a superação do problema histórico de falta de leitos no estado. “Quando o governador Renan Filho assumiu o Governo do Estado, vocês lembram que Alagoas tinha um déficit de leito hospitalar muito grande. Enquanto vemos hospitais fechando no país, inclusive UPAs, o governador está reconstruindo a rede pública de saúde”, afirmou o senador.

 

Seis mil alagoanos, entre eles prefeitos, deputados estaduais e a bancada federal, acompanharam a inauguração (Márcio Ferreira e Felipe Brasil)

 

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, falou sobre os serviços inovadores do hospital: “Teremos um ambulatório voltado exclusivamente ao público LGBT, o que é um grande ganho e inovação na saúde pública em Alagoas. Teremos aqui a Rede de Atenção à Vítima de Violência Sexual, com psicólogas, médicos legistas, agentes da Polícia Civil, para que a mulher violentada, ao invés de percorrer vários caminhos, venha somente ao Hospital da Mulher. E teremos, principalmente, o fortalecimento e resgate do parto humanizado”.

O hospital da Mulher, em Maceió, é o único do País que tem uma ala dedicada ao atendimento a população LGBT. Essa é outra nuance considerada histórica no atendimento da saúde pública.