20 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Política

Roubos de carros caem mais de 50% em Maceió no primeiro bimestre de 2021

Roubos de moto e de rua também apresentam redução

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) fechou o primeiro bimestre de 2021 com bons resultados no combate à criminalidade. Após apresentar queda no número de homicídios e aumento no número de apreensões de drogas e armas, dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) apontam redução nos roubos de veículo (carro e moto) e de rua.

Um índice que se destaca é o de roubo de veículos de passeio em Maceió, que apresentou queda de 53,8% nos meses de janeiro e fevereiro. Foram 24 ocorrências contra 52 no mesmo período do ano passado.

Alagoas segue o ritmo e reduziu em 33,6% as ocorrências de roubo de carro. Foram registrados 69 roubos no primeiro bimestre deste ano e 104 no mesmo período de 2021.

Outros roubos

Os roubos de rua caíram 37,6% em Alagoas, dado similar ao da capital, com redução de 38,9%. No primeiro bimestre de 2020 foram contabilizadas 1093 ocorrências em Maceió e 1625 em Alagoas, no mesmo período deste ano, foram registradas 667 e 1014 ocorrências, respectivamente.

Os roubos de moto também apresentaram queda. No primeiro bimestre deste ano foram contabilizadas 236 motos roubadas em Alagoas, sendo 64 em Maceió. Nos mesmos meses de 2020, foram 290 roubos de moto no estado e 84 na capital. Assim, foi constatada uma redução de 18,6% para Alagoas e 23,8% para Maceió.

Para o secretário Alfredo Gaspar, esses números estão sendo conquistados com as operações integradas e ações de inteligência da SSP. O secretário também  destacou que os resultados demonstram como a pasta está empenhada em combater todos os tipos de crime.

“A SSP tem sido direcionada para combater com eficiência, usando a inteligência, os índices criminais negativos. Isso mostra que a Segurança Pública não tem trabalhado só para reduzir homicídios, o que já é um grande ganho, mas também tem combatido a criminalidade de forma ampla, apresentando resultados concretos e que demonstram a efetividade do trabalho das forças de segurança”. Alfredo Gaspar.